Especial: Paulo Leminski

Especial: Paulo Leminski

Paulo Leminski: Curso Camões

Além de escritor, crítico literário e faixa-preta de judô, Paulo Leminski foi também professor

Inaugurado em 23 de Fevereiro de 1964, como “Moderno Curso Camões”, o local passou por várias mudanças ao longo do ano, mas nunca de lugar. Na década de 70 mudou seu nome para “Colégio Camões”, e poucos anos depois para “Instituto de Ensino Superior Camões”. Em 2002, passou a se chamar “Faculdade Camões” e desde 2008 se tornou a “Faculdades Integradas Camões”.

Paulo Leminski - Curso Camões - Curitiba Space

O Camões entrou na vida de Paulo Leminski quando o poeta já era um famoso professor na cidade, e um aclamado poeta. Seus métodos interativos e precisos faziam os alunos se interessarem ainda mais pelas aulas – seu jeito despojado também era um grande chamariz. Com as aulas, e o respectivo salário, Leminski podia financiar seu interesse por conhecimento, umas das grandes marcas do curitibano.

Os anos ministrando aulas no local chegariam ao fim por conta da proposta salarial de outro curso da cidade, com salário maior.

Paulo Leminski - Curso Camões - Curitiba Space

Atualmente, o Camões tem uma sede no Alto do São Francisco, mas o edifício que recebe a entidade há quase 50 anos e viu de perto a genialidade de Leminski fica no centro, na Alameda Dr. Muricy, 707.

Referências:
VAZ, Toninho. Paulo Leminski – O Bandido Que Sabia Latim. Record, 2009. 378p.

Especial: Paulo Leminski

Outros posts