Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Erbo Stenzel

O artista plástico é um dos principais escultores da história do Paraná

Erbo Stenzel (1911-1980) é um dos maiores escultores da história do Paraná. Natural de Paranaguá, e nascido no dia 17 de dezembro, Stenzel é responsável por inúmeros monumentos e bustos espalhados por Curitiba.

Quem foi: Erbo Stenzel - Curitiba Space

Descendente de alemães e austríacos, Erbo Stenzel colecionou ao longo de sua carreira o estudo ligado à arte em geral. Fez desenho, pintura, e mais tarde se dedicou a uma de suas principais paixões: litografia, técnica de gravura que envolve a criação de desenhos sobre uma matriz. João Turin, percursor da escultura paranaense, e Frederico Lange de Morretes foram referências fundamentais na formação estudantil de Stenzel.

Quem foi: Erbo Stenzel - Curitiba Space

A formação do artista plástico aconteceu na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Na cidade, onde Stenzel fixou residência por 10 anos, encontra-se grande parte do trabalho do escultor paranaense, como a escultura ‘’Água para o Morro’’, 1944, que possui réplicas na Praça Generoso Marques, em frente ao Paço da Liberdade, e no Museu Oscar Niemeyer. O retorno para Curitiba, em 1949, marcou o início da carreira como professor na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Mesmo com toda a dificuldade e a falta de apoio no processo artístico da época, Erbo Stenzel montou, um ano após a volta para a capital paranaense, um atelier na Rua Nilo Peçanha.

Um dos trabalhos mais conhecidos do escultor paranaense é o painel, de 30 metros, que retrata a história do Paraná na Praça 19 de Dezembro. A história da obra remete a 1953, quando o então governador do Estado, Bento Munhoz da Rocha Neto convidou Erbo Stenzel para participar do projeto de comemoração de 100 anos da emancipação política do Paraná. No local, além do painel, o trabalho de Stenzel também é visto na estátua conhecida como “Homem Nu”, responsável por retratar o povo paranaense no período da emancipação, muito rico em cultura, porém ainda sem identidade própria. A estátua da “Mulher Nua”, outra obra do artista, e com a participação de Humberto Cozzo, chegou à praça em 1972. Erbo Stenzel também esculpiu bustos de diversas personalidades paranaenses como João Turin, 1940, e Poty Lazzarotto, 1948.

Quem foi: Erbo Stenzel - Curitiba Space

Além da arte, o escultor possuía outra paixão em sua vida: Xadrez. Stenzel, que apreciava o lado da estratégia envolvendo o jogo, chegou inclusive a se tornar campeão paranaense. A paixão do artista pelo xadrez é homenageada através do clube que leva seu nome localizado na Galeria Júlio Moreira, no Centro Histórico. Outra lembrança a Stenzel pode ser vista na casa que pertenceu ao artista no Parque São Lourenço. A residência, originalmente fixada no bairro São Francisco, foi transferida e restaurada para o parque em 1998. A Casa Erbo Stenzel chegou a funcionar como museu sobre a vida do escultor, mas atualmente se encontra inativa.

Quem foi: Erbo Stenzel - Curitiba Space

Stenzel faleceu no dia 23 de julho de 1980, em Curitiba.

Referências:
TV SINAL PARANA. O Dono da Rua – Erbo Stenzel. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=_LDwZnh2-vU>.
SEED. Erbo Stenzel. Disponível em <http://www.arte.seed.pr.gov.br>.

Especial: Quem foi?

Outros posts