Especial: Bens Tombados
Museus de Curitiba
Todos os atrativos da cidade
Especial: Bens Tombados
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
O MAC-PR tem em seu acervo obras de diversos artistas brasileiros
Localizado na capital do Estado, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná é mantido pelo Governo do Estado e tem como acervo várias pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e outros tipos de obras de diversos artistas brasileiros, principalmente de artistas paranaenses. Totalizando cerca de 1500 obras, sua função é, além de recolher, abrigar e preservar as obras dos artistas nacionais, promover o debate e a reflexão sobre a arte atualmente.
O local promove também o intercâmbio cultural e artístico com outros museus do país e do exterior. O prédio que abriga o MAC é uma construção de 1928, feita para abrigar o Departamento de Saúde Pública. Em 1941 o Estado adquiriu a propriedade de estilo eclético e que contempla dois pavimentos. A inscrição no livro do tombo aconteceu no dia 06 de março de 1.978.
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, que foi criado em 11 de março de 1971, e está no local atual desde 1974, promove um dos eventos mais importantes do Estado: o Salão Paranaense. Criado em 1944, o evento é o único ininterrupto e o mais antigo do país.
Sua principal função é acolher propostas que apontem novos caminhos para as artes visuais. É uma vitrine de tendências da arte e incentiva a produção artística contemporânea. As principais obras em seu acervo são assinadas por Poty Lazzarotto, Juarez Machado, Raul Cruz, Arcangelo Ianelli, Burle Marx e Tomie Othake.
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná fica na Rua Desembargador Westphalen, 16, no centro de Curitiba. Fica aberto de terça a sexta, das 10h às 19h, e no final de semana das 10h às 16h.
Referências: MAC. Histórico. Disponível em <http://www.mac.pr.gov.br>. MAC. Histórico do prédio. Disponível em <http://www.mac.pr.gov.br>.Especial: Bens Tombados
Outros posts