Praças de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Praça Eufrásio Correia

A praça teve grande importância econômica e social no final do século XIX

A concepção da Praça Eufrásio Correia teve início nos anos de 1880 com a implantação do projeto de expansão urbana de Curitiba através da construção da Estação Ferroviária. Neste cenário estavam presentes a Praça Eufrásio Correia e a Rua da Liberdade (atual Barão do Rio Branco).

Com a inauguração da estrada de ferro – em 02 de fevereiro de 1885 – a região sofreu uma transformação do pacato para um ambiente comercial e industrial. A delimitação de ruas e largos na região e o constante embarque e desembarque de passageiros e cargas fizeram com que rapidamente a Praça Eufrásio Correia passasse a abrigar indústrias de erva-mate; de barricas; de sabão e de fósforos.

Praça Eufrásio Correia - Curitiba Space

As vias próximas também contaram com uma intensa transformação. A Ratcliff (Des. Westphalen) e a São José (Marechal Floriano) receberam melhorias; a Av. Silva Jardim se tornou local de residência para funcionários da Rede Ferroviária; e a da Liberdade um palco de desfiles cívicos e cortejos visando personalidades que chegavam a Curitiba. Em muitas oportunidades, as sacadas dos hoteis Tassi e Roma eram utilizadas como camarotes para o público acompanhar os espetáculos.

Praça Eufrásio Correia - Curitiba Space

Em torno de vinte anos a Praça Eufrásio Correia passou de matagal com vegetação baixa para um exemplo de modernidade observado por quem desembarcava da Estação Ferroviária. No início do século XX – durante a gestão municipal de Cândido de Abreu – o local sofreu uma remodelação com novos canteiros e ruas; ajardinamento; e a instalação do monumento central decorado com estátuas em bronze oriundo da França. O nome atual veio em 1888 e é uma homenagem ao advogado parnanguara Manoel Eufrásio Correia.

Praça Eufrásio Correia - Curitiba Space

Atualmente, o centro da cidade está bem diferente, com prédios, canaletas, calçadas e várias outras estruturas, porém, o local mantém seus “vizinhos” até hoje. Em frente, a fachada da estação ferroviária ainda existe, assim como a Casa Emilio Romani ao lado, hotéis e pensionatos do outro lado e a Câmara ao fundo. O interior da praça também mantém as características do século XX, com muitas árvores, bancos e chão sem calçamento. Em 1922, foi instalada na praça a estátua “O Semeador”, presente da colônia polonesa a cidade. A obra é do artista paranaense Zaco Paraná. Sua inscrição no livro do tombo aconteceu em 26 de agosto de 1.986.

Praça Eufrásio Correia - Curitiba Space

A Praça Eufrásio Correia fica entre as Ruas Barão do Rio Branco e Lourenço Pinto e a Av. Sete de Setembro.

Referências:
BOLETIM CASA ROMÁRIO MARTINS. Praças de Curitiba – Espaços verdes na paisagem urbana. Curitiba. FCC. 2006. 200p.
PATRIMÔNIO CULTURAL. Praça Eufrásio Correia. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>.

Especial: Bens Tombados

Outros posts