Especial: Palácios de Curitiba
Palácio da Liberdade
O Palácio é hoje a sede do Museu da Imagem e do Som
Construído entre os anos de 1870 e 1890, o projeto é do engenheiro italiano Ernesto Gaita para Ignácio Weiss, seu colega de profissão – que também participou da concepção do projeto. Em 1890, o prédio foi adquirido pela Fazenda Nacional, para ser a sede do Governo do Paraná. Até 1938, o prédio foi usado pelo poder executivo do estado, até dar lugar a Secretaria do Interior e Justiça, que ocupou o espaço por mais 30 anos.
Atualmente, o Palácio da Liberdade recebe o Museu da Imagem e do Som, mas por conta da reforma iniciada em 2012 o MIS está localizado temporariamente no bairro de Santa Cândida – no antigo complexo Banestado. Em 20 de junho de 1977, o Palácio da Liberdade se tornou Patrimônio Histórico e Cultural tombado pelo Estado.
Os principais elementos arquitetônicos do projeto de Ernesto Gaita se relacionam com o neoclássico greco-romana. Seu porte monumental, com uma fachada alinhada e um pouco afastada do terreno, representa bem o estilo das casas dos nobres do século XIX. O balcão de guarda-corpo abalaustrado sustentado por quatro modilhões é um dos elementos mais significativos da fachada, por onde se abre o conjunto de três portas do andar superior.
O Palácio da Liberdade fica na Rua Barão do Rio Branco, 395, no Centro de Curitiba. A obra foi concluída em 2015, para a volta do Museu da Imagem e do Som.
Referências:PATRIMÔNIO CULTURAL. Prédio do Palácio da Liberdade. Disponível em <www.patrimoniocultural.pr.gov.br>.
Especial: Bens Tombados
Especial: Palácios de Curitiba
Outros posts