Especial: Bens Tombados Em Curitiba

Especial: Bens Tombados

Casa do Burro Brabo

O casarão de aspecto italiano fica no bairro Bacacheri

Datada da segunda metade do século XIX – por volta de 1860 – a Casa do Burro Brabo é considerada um dos últimos exemplares que remetem a arquitetura rural em Curitiba. A história da edificação faz parte da importante e antiga Estrada da Graciosa, que na época era um dos caminhos que ligavam a capital paranaense ao litoral do Estado. Localizada no trajeto, o imóvel servia de armazém e pousada para os tropeiros e os seus respectivos burros. Na lenda popular, o fato dos animais serem ariscos e impedirem as pessoas de chegarem perto levou a casa a ser conhecida como Burro Brabo.

Casa do Burro Brabo - Curitiba Space

A função de hospedagem – contos afirmam que até D. Pedro II teria pernoitado no local durante passagem por Curitiba – ficou de lado para se tornar o que é tido como o primeiro bordel da história da cidade. Conhecida como a ‘’Casa das Francesas’’, o estabelecimento se distinguia dos cabarés no restante da cidade pelo fato de ser um ambiente procurado por cavalheiros que levavam suas acompanhantes em busca de maior descrição.

O casarão com aspectos italianos e com telhas goivas também mereceu destaque no conto “Em Busca da Curitiba Perdida” do escritor curitibano Dalton Trevisan. “Curitiba, aquela do Burro Brabo, um cidadão misterioso morreu nos braços da Rosicler, quem foi? Quem não foi? Foi o reizinho do Sião; da Ponte Preta da Estação, a única ponte da cidade, sem rio por baixo, esta Curitiba viajo”.

Casa do Burro Brabo - Curitiba Space

Sem uma exatidão de seu período de funcionamento e nem ao menos os proprietários antigos da residência, a Casa do Burro Brabo é uma construção histórica e rondada de mistérios que compõe o cenário do bairro Bacacheri. Atualmente, o local se encontra aparentemente preservado, porém inutilizado. Sua inscrição no livro do tombo aconteceu em 21 de setembro de 1.992.

A Casa do Burro Brabo fica na Av. Erasto Gaertner, 2035, Bacacheri, antiga Estrada da Graciosa.

Referências:
TREVISAN, Dalton. Em busca da Curitiba Perdida. Curitiba. Record. 1992. 96p
GAZETA DO POVO. A volta do Burro Brabo. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/>.
PATRIMÔNIO CULTURAL. Imóvel denominado Burro Brabo. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>.
ARAMIS MILLARCH. Burro Brabo, o avô de nossos moteis. Disponível em <http://www.millarch.org/>.

Especial: Bens Tombados

Outros posts