Especial: As Primeiras Ruas De Curitiba

Ruas de Curitiba

Rua 24 de Maio: data da 1ª Batalha de Tuiuti

A via, com 4km de extensão, faz referência ao evento da Guerra do Paraguai

A Rua 24 de Maio, localizada nos bairros Centro, Rebouças e Fanny, faz referência a um evento pouco conhecido no livros de história do Brasil, a Batalha de Tuiuti, que aconteceu em 1866.

Rua 24 de Maio - Curitiba Space

Tuiuti é o nome de um lago no Paraguai, local que presenciou a luta entre o Exército paraguaio e forças da Tríplice Aliança. Aproximadamente 100 mil homens participaram da batalha, considerada uma das mais importantes da Guerra do Paraguai (1864-1870) e a mais sangrenta da história da América do Sul.

O contexto da batalha era de grande tensão. Uma vitória dos paraguaios iria “empurrar” os brasileiros, argentinos e uruguaios para dentro do Brasil, o que mudaria o panorama da batalha e o resultado final da disputa. Após muitas baixas, e 370 paraguaios presos, a Tríplice Aliança venceu a disputa, passo importante para a efetiva vitória na Guerra do Paraguai, declarada 4 anos depois.

A Rua 24 de Maio tem mais de quatro quilômetros de extensão, começa na Praça Rui Barbosa e termina no bairro Fanny. É uma grande ligação entre o centro de Curitiba e os bairros da região sul e a Linha Verde.

Referências:
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p.
RODRIGUES, Marcelo Santos (2009), Guerra do Paraguai: Os Caminhos da Memória entre a Comemoração e o Esquecimento, São Paulo: USP.

Outros posts