Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Osvaldo Cruz

Osvaldo Cruz foi bacteriologista, epidemiologista e sanitarista

Osvaldo Gonçalves Cruz (1872-1917) – natural de São Luiz do Paraitinga no interior de São Paulo – se destacou no cenário nacional como bacteriologista, epidemiologista e sanitarista. Logo aos cinco anos de idade, Osvaldo Cruz se mudou para o Rio de Janeiro, local em que viria a ingressar na Faculdade de Medicina, em 1887. Em 1896, passou por um processo de estágio no renomado Instituto Pasteur, em Paris.

Quem foi Osvaldo Cruz - Curitiba Space

No retorno ao Brasil, o sanitarista se voltou para a causa do combate ao surto de peste bubônica registrado em cidades portuárias. Observando a necessidade do soro propício e a dificuldade da importação do mesmo, propôs a governo a criação de uma instituição responsável pela fabricação. Surgiu então o Instituto Soroterápico Nacional (futuro Instituto Osvaldo Cruz), em 1900.

Na carreira pública, Osvaldo Cruz foi diretor da Saúde Pública após nomeação do presidente Rodrigues Alves, em 1903. No cargo, desempenhou o papel de coordenador as campanhas visando à erradicação da febre amarela e da varíola, na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, o período também ficou marcado pelo fato de Osvaldo Cruz ter convencido Rodrigues Alves a impor a vacina obrigatória, causando rebelião popular e da Escola Militar no episódio conhecida como a Revolta da Vacina.

Quem foi Osvaldo Cruz - Curitiba Space

Em 1907, angariou o prêmio no Congresso Internacional de Higiene e Demografia, em Berlim, e dois anos depois deixou o cargo na Saúde Pública. Antes de falecer, Osvaldo Cruz ainda comandou a campanha de erradicação da febre amarela em Belém, analisou as condições sanitárias do vale do Rio Amazonas e ajudou ao ser um dos fundadores da Academia Brasileira de Ciências. Em Petrópolis, mesmo doente, exerceu o cargo de prefeito da cidade.

Em Curitiba, Osvaldo Cruz é homenageado através de uma praça que contempla uma área de 15.850 m². A Praça Osvaldo Cruz apresenta pistas de corrida, quadras poliesportivas, equipamentos para alongamento, além do Centro de Esportes e Lazer Dirceu Graeser.  A praça fica entre as Ruas Lamenha Lins e Brigadeiro Franco e as Avenidas Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro, no Centro. O local já foi conhecido como “Praça 21 de Abril” e “Largo Dr. Taunay”.

Quem foi Osvaldo Cruz - Curitiba Space

A grafia correta do nome do sanitarista gera algumas dúvidas. Seu nome de nascença “Oswaldo” sofreu uma alteração com o Formulário Ortográfico de 1943, acordada pela Academia Brasileira de Letras. Na disposição, nomes próprios devem seguir as regras impostas aos substantivos comuns, que é a de “O w substitui-se, em palavras portuguesas ou aportuguesadas, por “u” ou “v”, conforme o seu valor fonético: sanduíche, talvegue, visigodo, etc.”. Porém, o mesmo documento permite a facultatividade da grafia, como afirma o 40º item do acordo “Para salvaguardar direitos individuais, quem o quiser manterá em sua assinatura a forma consuetudinária. Poderá também ser mantida a grafia original de quaisquer firmas, sociedades, títulos e marcas que se achem inscritos em registro público”. No caso da praça, as duas grafias são usadas. Com “v”, como está na foto, e com “w”, como estão nas placas ao redor e no site da Prefeitura de Curitiba.

Referências:
UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.

Especial: Quem foi?

Outros posts