Prédios históricos de Curitiba
Todos os atrativos da cidade
Clube Concórdia
A construção já tem mais de 100 anos e hoje é uma das sedes do Clube Curitibano
O “Gesangverein Germânia“, como é chamado por alguns alemães, é um clube de Curitiba, inaugurado em 4 de abril de 1869, por imigrantes germânicos. O local tem como objetivo manter e divulgar as tradições alemãs para as próximas gerações, na música, cultura e nos principais costumes. Sediando várias festas, reuniões de descendentes alemães e apresentações de grupos folclóricos, o Concórdia se destaca no bairro São Francisco. O clube começou a admitir sócios que não dominavam o idioma alemão somente em 1915, quase 50 anos depois de sua fundação. A primeira sede do Concórdia ficava na Rua Lustoza (atual Inácio Lustoza). Em 1884, o clube alugou um novo espaço, no Alto de São Francisco.
No ano seguinte, se mudou para uma sede maior, mesma época que adquiriu o terreno atual. No ano de 1886, lançou a pedra fundamental do prédio atual na Rua Carlos Cavalcanti. Sua inauguração aconteceu no dia 26 de agosto de 1887 (ainda inacabado), e em 1901 a construção recebeu luz elétrica.
Com o Regime do Estado Novo, foi decretada uma lei obrigando que sociedades com nomes estrangeiros mudassem seus nomes para o idioma nacional. Com isso, o antigo Verein Deutcher Saegerbund passou a se chamar Club Concórdia, nome usado até hoje – mudando apenas o “Clube”, seguindo as normas ortográficas do português. Outra medida do Governo foi o afastamento de não-brasileiros da direção do clube, dando lugar a uma junta governativa.
No começo da década de 40, mais uma ação do Governo, foram proibidas as reuniões sociais de entidades italianas e germânicas. Entre 1942 e 1945, o Concórdia passou por várias mudanças. Foi chamado de “Casa Olavo Bilac”, integrou a Cruz Vermelha, foi de propriedade do Clube Atlético Paranaense e abrigou a Liga Nacional, até ser devolvido aos associados, por um decreto do Manoel Ribas, o interventor da época.
Ao longo dos seus mais de 140 anos, o Clube Concórdia já foi sede, e ainda é, de concertos, apresentações de peças teatrais, cinema, reuniões sociais, bailes, salões de arte e alguns eventos. Os grandes destaques são a Festa da Cerveja, a primeira do país, criada em 1961; a Festa da Colheita, antigamente chamada de Festa da Matança; e as apresentações do grupo folclórico do Clube Concórdia de Curitiba, criado em 1961 e responsável por manter a cultura e a tradição germânica viva.
Atualmente, o espaço oferece um restaurante típico alemão, com petiscos, comidas do país e cervejas importadas. Completam a estrutura o Salão Strauss, com capacidade para até 1000 pessoas; o Salão Mozart, para até 120 pessoas; e o Salão Villa-Lobos, que comporta até 60 pessoas. O Clube Concórdia é um lugar bastante procurado para receber cerimônias de casamento, formaturas e algumas atrações culturais.
Em 29 de junho de 2012, foi incorporado ao patrimônio do Clube Curitibano, passando a ser a sede central do grupo. O Clube Concórdia fica na Rua Carlos Cavalcanti, 815, no bairro São Francisco, Curitiba.
Referências:NADALIN, Sérgio Odilon. Clube Concórdia. Curitiba: UFPR, 1972
GAZETA DO POVO. Uma guerra particular. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br>. GAZETA DO POVO. Clube Concórdia. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br>.
Outros posts