Especial: Poty Lazzarotto

Prédios históricos de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Especial: Poty Lazzarotto

Vagão do Armistício

A antiga Cantina Lazzarotto guarda alguns desenhos do artista curitibano

“Entrou com seus quase 20 anos de duração para a história dos costumes de Curitiba, sendo que hoje, quem viveu e pode avaliar o encanto dos anos 40 e 50, o sossego, a quietude, as distâncias, é capaz de valorizar esse espaço lírico que representou muito mais do que um simples endereço gastronômico”.

Assim é descrito o Vagão do Armistício por Valério Hoerner Júnior, autor do livro “Ruas e Histórias de Curitiba”. Visitamos o local, e além de poder registrar imagens de um ambiente que marcou história na cidade, ainda tivemos a oportunidade de conhecer e conversar com João Lazzarotto – irmão de Poty.

Vagão do Armistício - Curitiba Space

Em 1937, surgiu na então Avenida Capanema – atual Affonso Camargo -, um armazém que mais tarde viria a se tornar um ponto de encontro de celebridades do cenário curitibano. Idealizado por Isaac Lazzarotto, pai de Poty Lazzarotto, e sua esposa Julia Tortato, o pequeno armazém ganhou fama ao oferecer um almoço caseiro de sabor marcante, tipicamente italiano.

Como na época poucos locais ofereciam serviço de alimentação, a então cantina dos Lazzarotto passou a receber com frequência os Oficiais de Subsistência do Exército. A primeira grande personalidade a tomar conhecimento do restaurante foi o então Interventor Federal do Paraná, Manoel Ribas. O político, após decidir conhecer a casa, se encantou pela atmosfera e a partir daí abriu as portas para que se tornasse um ponto de referência para artistas e políticos da época.

Vagão do Armistício - Curitiba Space

Diante do crescimento que a cantina sofria, entraram em cena os primeiros traços de um talento promissor. Poty Lazzarotto, ainda muito jovem, realizou seus primeiros desenhos na então casa de seus pais. Poty passou a estampar o teto com figuras e traços frutos de sua imaginação.

O nome Vagão do Armistício veio em razão do local ter formato de um trem. Há também indícios de que a origem do nome é pelo fato da Alemanha ter assinado o tratado de paz no final da primeira grande guerra e onde Hitler, como revanche, fez a França assinar sua rendição durante a grande seguinte. Importante ressaltar, que apesar inúmeras personalidades da vida pública, o Vagão do Armistício prezava pela neutralidade política.

Vagão do Armistício - Curitiba Space

O Vagão acabou sendo sucumbido pelo rápido crescimento que a cidade de Curitiba obteve a partir do final da década de 1950. Nos anos 60, o local ainda existia, mas sem aquela efervescência tradicional, muito em função do Centro ter dominado a região.

Fica a lembrança e a oportunidade de reviver esta história mesmo nos dias atuais. O Vagão do Armistício continua presente na realidade curitibana. Nos fundos do Cartório do Cajuru, propriedade de João Lazzarotto, filho de Isaac e Julia, e irmão de Poty, a então casa de madeira permanece impecável.

Vagão do Armistício - Curitiba Space

O Curitiba Space agradece pela ótima recepção feita pelas funcionárias do Cartório. Assim como o prazer por ter tido a oportunidade de conhecer um dos lugares mais tradicionais do cenário histórico da capital paranaense. Para quem quiser conhecer, o Cartório do Cajuru se localiza na Avenida Affonso Camargo, 763.

Vagão do Armistício - Curitiba Space

Referências:
HOERNER Jr, Valério. Ruas e Histórias de Curitiba, 2° edição. Curitiba: Artes & Textos, 2002. 183p.

Especial: Poty Lazzarotto

Outros posts