Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Helena Kolody

Kolody é considerada a dama da poesia paranaense

Filha de ucranianos, Helena Kolody (1912-2004), natural de Cruz Machado (PR), teve na cidade catarinense de Mafra o seu início no ramo das artes. O local propiciou à poetisa a oportunidade de estudar pintura, piano, e de produzir aos 12 anos de idade os seus primeiros versos.

Quem foi: Helena Kolody - Curitiba Space

Considerada a dama da poesia paranaense, Kolody se instalou em Curitiba no ano de 1927. Na capital paranaense, veio o primeiro poema de alcance público, conhecido como ‘’A lágrima’’. Além do dom nas artes, a paranaense transformou em profissão a sua paixão por animais ao se tornar professora de biologia. Kolody também era conhecida pela afinidade com a atividade de bordar; o gosto pela música; e a paixão incessante por livros. Em 1932 – já obtendo sucesso local – a poetisa passou a lecionar artes no grupo escola Barão de Antonina, em Rio Negro – instituição em que estudou na infância -, e cinco anos depois se transferiu para a Escola Normal Secundária de Curitiba, aonde viria a permanecer por mais de duas décadas.

A religiosidade era um dos temas mais presentes nas poesias de Helena Kolody. Um dos exemplos mais recorrentes ficou por conta do ‘’Imprimatur’’ – licença dada pela autoridade eclesiástica para se imprimir uma obra – recebida em função do poema “Prece”. O afeto da dama da poesia paranaense à religião também era observada através da rotina em frequentar as missas na Igreja Bom Jesus, na Praça Rui Barbosa.

Quem foi: Helena Kolody - Curitiba Space

Ao longo de sua trajetória, Kolody publicou diversas obras, sendo a primeira intitulada “Paisagem Interior”, de 1941. O trabalho foi uma dedicatória da artista ao pai, que faleceu meses antes do lançamento. Destaque também para prêmios como Diploma de Mérito Literário (1985), eleição para a Academia Paranaense de Letras (1991), além do título de Cidadã Honorária de Curitiba (1987). Helena Kolody faleceu no dia 15 de fevereiro de 2004.

Referências:
CÂNDIDO, Jornal. 15° Edição. Curitiba. BPP. 2012.

Especial: Quem foi?

Outros posts