Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Coronel Dulcídio

Dulcídio foi Comandante do Regimento de Segurança, atual Polícia Militar do Paraná

Nascido em Curitiba, no dia 22 de novembro, Cândido Dulcídio Pereira (1861 – 1894) ainda criança se mudou para a Província do Pará, por conta da transferência de seu pai, Cândido José Pereira, capitão do Exército Imperial. Por lá, se tornou soldado do Exército Brasileiro e por ser filho de oficial logo foi nomeado cadete. Estudou na Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, e terminou seus estudos na Escola Militar de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em 1887, retorna ao Rio de Janeiro, já nomeado alferes. Anos depois, participou do ato que simboliza a Proclamação da República do Brasil, à frente do 1º Regimento de Cavalaria, na Praça da Aclamação. Em 1890, foi nomeado tenente e no dia 29 de janeiro de 1891, após retornar ao estado de origem, foi comissionado no posto de coronel, como Comandante do Regimento de Segurança, atual Polícia Militar do Paraná. Suas principais ações nesse posto foram: a mudança de Sede do Quartel do Comando Geral, dar início ao Esquadrão de Cavalaria e reativar a Banda de Música.

Quem foi: Cândido Dulcídio Pereira - Coronel Dulcídio - Curitiba Spae

O Coronel Dulcídio, como acabou sendo mais conhecido, morreu no dia 8 de fevereiro de 1894, após receber um tiro em uma violenta disputa travada durante a Revolta da Armada. Nesse ano, Dulcídio já havia perdido o comando de suas tropas na batalha, por conta de uma ação que desagradou o Marechal Floriano Peixoto. O Marechal colocou em seu lugar o Coronel Antônio Ernesto Gomes Carneiro.

Quem foi: Cândido Dulcídio Pereira - Coronel Dulcídio - Curitiba Spae

Em Curitiba, Cândido Dulcídio Pereira é homenageado através da rua que leva seu nome dos tempos de exército. Os mais de dois quilômetros da Rua Cel. Dulcídio passam pelos bairros Água Verde, Batel e Bigorrilho, encerrando seu percurso na Praça Espanha.

Referências:
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p

Especial: Quem foi?

Outros posts