Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Santos Dumont

O "Pai da Aviação" tem uma praça com o seu nome em Curitiba

Considerado um dos maiores inventores e pioneiros da história brasileira, Alberto Santos Dumont (1873-1932) é natural de Palmira, município que viria a ser batizado em sua homenagem. O primeiro contato de Dumont com a tecnologia ocorreu através de seu pai, que incentivou o filho aos estudos de mecânica, física, química e eletricidade.

Quem foi: Santos Dumont - Curitiba Space

Em 1891, Santos Dumont – com apenas 18 anos – teve como destino a França para dar sequência aos estudos relacionados ao voo. No continente europeu, o inventor brasileiro também viu no automóvel o despertar de sua curiosidade ao ponto de promover e disputar corridas em Paris. Ainda durante o século XIX, apesar da morte do pai e o abalo emocional, continuou seus estudos e, em 1897, realizou o seu primeiro voo em um balão alugado. O balão fez com que Dumont procurasse a solução para o problema da dirigibilidade e construísse, posteriormente, o seu próprio modelo baseando em hidrogênio. O ano de 1898 marcou o primeiro voo de um balão com propulsão própria.

Quem foi: Santos Dumont - Curitiba Space

O sucesso de suas experiências com os dirigíveis passou a chamar a atenção de personalidades na época. Em 1902, o brasileiro foi contemplado com um hangar oferecido pelo príncipe de Mônaco, Alberto 1º, destinado aos estudos na região. O ano também marcou a visita de Santos Dumont aos Estados Unidos para conhecer os laboratórios de Thomas Edison, com direito a recepção do presidente norte-americano da época, Theodore Roosevelt.

O reconhecimento internacional teve como um dos fatos pioneiros a criação da Taça Archdeacon e o desafio do Aeroclube da França, que propunha um voo de 100 metros. Em outubro de 1906, o inventor brasileiro viria ganhar a competição ao conquistar 60 metros com o seu 14-Bis. Cerca de um mês depois, na quarta tentativa – Dumont alcançou 220 metros e o prêmio Aeroclube.  O sucesso rendeu homenagens no continente europeu e uma recepção eufórica em solo brasileiro.

Quem foi: Santos Dumont - Curitiba Space

Ainda na primeira década do século XX, o inventor brasileiro construiu a série 19 a 22, conhecida como Demoiselles e obteve o primeiro brevê de aviador, fornecido pelo Aeroclube da França, em 1909. Com a saúde debilitada e o início da Primeira Guerra Mundial, Santos Dumont passou a se dedicar ao estudo de astronomia e a invenções curiosas em sua residência localizada em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A decepção em ver a sua invenção ser utilizada como mecanismo de guerra se traduziu na tentativa de apelar à Liga das Nações para que fosse impedido o uso de aviões nestas circunstâncias. Na carreira, o inventor ainda conquistou a condecoração do título de Grande Oficial da Legião de Honra da França e se tornou membro da Academia Brasileira de Letras. A angústia e a saúde delicada levou Alberto Santos Dumont ao suicídio, em 1932.

As quatro tipuanas da Praça Santos Dumont - Curitiba Space

Curitiba homenageia o “Pai da Aviação” dando seu nome à praça localizada entre as ruas Saldanha Marinho, Ébano Pereira e Cruz Machado, no centro da cidade. Em 2010, já com 77 anos do batismo da praça com o nome de Dumont, foi inaugurado um busto em sua homenagem, feito pelo cabo da Aeronáutica, Rafael Scucato.

Referências:
UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.

Especial: Quem foi?

Outros posts