Especial: Bens Tombados
Prédios históricos de Curitiba
Todos os atrativos da cidade
Especial: Bens Tombados
Jockey Club do Paraná
Inaugurado em 1874, se mudou para a sede atual, no Tarumã, em 1955
A história do Jockey Club do Paraná começou em 29 de novembro de 1873, quando o extinto “Jornal Dezenove de Dezembro” publicou um convite a população curitibana, o de participar da primeira reunião para a fundação do clube, que seria no dia seguinte. Quem organizou o encontro foi Luiz Jácome de Abreu e Souza, fundador da Escola de Equitação de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e um dos principais incentivadores do hipismo no país. No dia 2 de dezembro daquele ano foi eleita a primeira Diretoria, composta por Luiz Jácome de Abreu e Souza, como Presidente Honorário; Major Manoel Marcondes de Sá, Presidente; Manoel Luiz Agner, Vice-presidente; e também Nestor Augusto Marocines Borba, Albino Scmmelpfeng e João Batista Ribeiro.
A primeira sede do “Club de Corridas Paranaense”, como foi batizado, era no Prado Jácome, na Av. Marechal Floriano Peixoto – onde atualmente funciona o Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz.
A data da inauguração da sede é considerada o “nascimento” do Jockey Club do Paraná, em 29 de janeiro de 1874. No mesmo dia aconteceram as primeiras corridas. O primeiro grande evento aconteceu em 6 de janeiro de 1887, denominado como o Grande Prêmio “Dezenove de Dezembro”. Em 25 de junho de 1899, uma nova sede foi inaugurada, o Prado do Guabirotuba. O Governador Santos Andrade participou da inauguração, sob o comando do presidente Ernesto de Campos Lima.
Até a década de 1940, o turfe paranaense não teve grande ascensão, com destaque para a criação das provas mais importantes do calendário turfístico do estado, como o Grande Prêmio Paraná e Clássicos Primavera, Carlos Dietzsch e Manoel Ribas.
Em 1948 começaram as primeiras negociações para a mudança de sede do Jockey Club. Alguns defendiam a construção de um novo Hipódromo no próprio terreno do Guabirotuba, outros em um terreno maior. A área escolhida ficava no bairro Tarumã e a aquisição do terreno aconteceu em 31 de agosto de 1950, sob a autorização do Governador Moyses Lupion. Para marcar o início da construção da arquibancada social foi realizada uma solenidade, no dia 13 de setembro de 1952, com a presença do Governador Bento Munhoz da Rocha Neto e do presidente Pedro Alípio Alves de Camargo. Para se despedir da sede do Guabirotuba, uma grande festa foi realizada, em 21 de novembro de 1955, homenageando o local que por 56 anos foi o coração do turfe no estado.
Dezenove dias depois da despedida do Guabirotuba era inaugurada a nova sede do Jockey Club, em 10 de dezembro de 1955. A festa contou com a presença dos governadores Adolpho de Oliveira Franco e Irineu Bornhause, Bento Munhoz da Rocha Neto, Prefeito Ney Braga, Secretário de Saúde Joaquim de Mattos Barreto, presidente Pedro Alípio Alves de Camargo e as grandes figuras do esporte no Paraná. No mesmo dia foi realizado o Grande Prêmio “Inaugural”.
Seu tombamento aconteceu exatamente 50 anos depois e até hoje o local é considerado uma das principais obras modernistas da cidade. A inscrição é de 10 de março de 2.005.
Atualmente o Jockey Club é formado por duas pistas de areia, sistema de iluminação, casas de aposta, três arquibancadas (social, popular e paddock), um passeador, lanchonetes, playground, Sede Administrativa, três salões para eventos (Salão Nobre, Salão Bento Munhoz da Rocha Neto e Salão Almeida Prado), 59 grupos de cocheira (que abrigam 742 animais), quatro picadeiros, Hospital Veterinário e Escolinha de Preparação de Jóqueis de Curitiba.
O Jockey fica na Avenida Victor Ferreira do Amaral, 2291, no bairro Tarumã.
Referências: PATRIMÔNIO CULTURAL. Joquei Club do Paraná. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>.Especial: Bens Tombados
Outros posts