Especial: Instituições Religiosas

Atrativos Turísticos

Todos os atrativos da cidade

Especial: Instituições Religiosas

Catedral de Curitiba

A Catedral de Curitiba foi inaugurada em 1893, na Praça Tiradentes

Catedral Basílica Menor de Curitiba é hoje um cartão postal da cidade. Localizada bem no centro de Curitiba, local em que os primeiros moradores se estabeleceram na região, a Igreja fica ao lado da Praça Tiradentes e próxima ao Centro Histórico. Em 2012, a Catedral foi reinaugurada, após 18 meses em obras para a sua restauração. Além das obras, parede, telhado e outras peças, a estrutura do local também passou por obras, dando mais segurança aos visitantes.

Catedral Basílica Menor de Curitiba - Curitiba Space

“Da tosca capela, que serviu à vila nos idos de sua formação, à alquebrada Igreja Matriz do século XVIII, restaram poucos registros”. Em 1714, a “tosca capela” recebeu uma reforma, sendo reaberta cerca de sete anos depois. Com os serviços cristãos comprometidos em função da estrutura precária, novas intervenções viriam a ocorrer em 1737 e 1758, inclusive a transferência da sede para a Igreja da Ordem.

O início do século XIX se mostrou um período de ruínas da edificação, somando a isso o fato de um raio ter atingindo a estrutura em 1825, durante uma missa. A saída veio com Presidente da Província do Paraná, Adolpho Lamenha Lins, que decidiu demolir o templo, em 1875, e contemplar a população curitibana com uma nova edificação.

Catedral Basílica Menor de Curitiba - Curitiba Space

A atual Catedral de Curitiba, inaugurada em 08 de setembro de 1893, possui estilo neogótico e projeto do francês Alphonse des Plas. A inspiração é na Igreja da Sé de Barcelona.

A Catedral é classificada pela prefeitura como uma Unidade de Interesse Especial de Preservação, título dado às construções com valor mais significativo na história da cidade. A Catedral Basílica Menor de Curitiba, que tem esse nome desde 1993, quando completou 100 anos, fica na Rua Barão do Serro Azul, 31, na Praça Tiradentes. O templo é dedicado a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a Padroeira de Curitiba.

Catedral Basílica Menor de Curitiba - Curitiba Space

Referências:
BOLETIM INFORMATIVO DA CASA ROMÁRIO MARTINS. Tiradentes. A Praça Verde da Igreja. Curitiba: FCC. 1997. 93p.
FENIANOS, Eduardo Emílio. Manual de Curitiba: A cidade em suas mãos. Curitiba. UniverCidade. 2003. 160p.
SEED. Catedral de Curitiba. Disponível em <http://www.historia.seed.pr.gov.br>
CATEDRAL DE CURITIBA. A Catedral. Disponível em <http://www.catedralcuritiba.com.br>

Especial: Instituições Religiosas

Outros posts