Especial: Bens Tombados

Especial: Instituições Religiosas

Atrativos Turísticos

Todos os atrativos da cidade

Especial: Bens Tombados

Especial: Instituições Religiosas

Igreja da Ordem

Igreja da Ordem é a instituição religiosa mais antiga de Curitiba

Documentos existentes no cartório eclesiástico apontam o ano de 1737 como a data de inauguração da Igreja Nossa Senhora do Terço – nome antigo da Igreja da Ordem. A denominação Ordem Terceira de São Francisco das Chagas viria nove anos depois.

Em 1878 – aproveitando resquícios da antiga Matriz de Curitiba – o local recebeu o restauro definitivo após desmoronar o vigamento 43 anos antes. Durante o século XIX a Igreja da Ordem contou com a presença de ilustres visitantes. Em 1880, o Imperador D. Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina assistiram uma missa de aniversário fúnebre de um parente próximo à soberana do Império do Brasil. Enquanto em 1885 o local recebeu as visitas da Princesa Isabel e de Conde D’Eu em função da inauguração da Estrada de Ferro. A Torre da Igreja da Ordem é datada de 14 de março de 1883.

Igreja da Ordem - Curitiba Space

No início do século XX teve administração realizada pelos Padres Franciscanos. Os mesmos serviam fieis alemães que residiam em sua maioria na atual Rua Treze de Maio. Posteriormente assumiram os Capuchinhos (1940); e os Padres dos Sagrados Corações (1949). Esta última administração recebeu a determinação de Dom Manuel da Silveira D’Elboux – arcebispo de Curitiba – que se fizesse a Adoração Perpetua do Santíssimo Sacramento.

Igreja da Ordem - Curitiba Space

As alterações arquitetônicas mais significativas aconteceram na segunda metade do século XX após recomendação no Plano do Setor Histórico do IPPUC (1971). Em 1978 a comunidade arcou com os custos do restauro através da I Festa de São Francisco da Ordem. Um ano depois a segunda edição do evento marcou a reinauguração da Igreja da Ordem. Os trabalhos tiveram sequência com a instalação – na sua lateral – do Museu de Arte Sacra de Curitiba.

Igreja da Ordem - Curitiba Space

A mais antiga Igreja de Curitiba tem sua inscrição no livro do tombo datada de 26 de janeiro de 1.966.  A Igreja da Ordem fica na Rua Mateus Leme, 01, no São Francisco.

Referências:
PATRIMÔNIO CULTURAL. Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. Disponível em http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/
Publicação de Rafael Greca.
Publicação Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura Municipal.

Especial: Bens Tombados

Especial: Instituições Religiosas

Outros posts