Praças de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Praça Santos Andrade

A praça fica entre o Prédio Histórico da UFPR e o Teatro Guaíra, ícones da Educação e da Arte

A Praça Santos Andrade já foi conhecida como Largo Lobo de Moura (1879 e 1881); Largo Duque Caxias (1880) e Largo Thereza Christina (1890). O cenário do local na época era formado por um extenso campo que tinha sua ligação com a Rua São Francisco até as Ruas Marechal Deodoro e Garibaldi – atual Presidente Faria. Uma rotina pacata que incluía meninos brincando; lavadeiras passando em direção ao Passeio Público; e transeuntes que se dirigiam até a Praça do Mercado. Uma vida mais intensa e com maior público acontecia apenas quando companhias de espetáculos circenses se instalavam na região.

Praça Santos Andrade - Curitiba Space

No final do século XIX, o Largo Thereza Christina poderia ter seu destino alterado com os projetos de construção do Paço Municipal e do Palácio das Secretarias. Ambos não foram executados. O nome atual veio em 1901 como forma de homenagear o ex-presidente do Paraná José Pereira dos Santos Andrade.

A urbanização da região teve início somente nos anos de 1910 com a construção do prédio histórico da Universidade do Paraná. O processo contou com a participação de Victor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo, além do projeto do arquiteto Baeta de Faria e terreno doado pela Prefeitura de Curitiba. O evento de lançamento da pedra fundamental – que aconteceu no dia 31 de agosto de 1913 – se tornou um marco no local ao reunir centenas de pessoas e personalidades como Carlos Cavalcanti, presidente do Paraná na oportunidade.

Praça Santos Andrade - Curitiba Space

No entanto, as obras tornaram a Praça Santos Andrade um verdadeiro depósito de lixo urbano. Com inúmeras reclamações, os melhoramentos tiveram início em 1917. Nivelamento e a construção de bueiros; delimitação da área; arborização e a colocação de meio-fio foram algumas das mudanças realizadas.

Cinco anos depois – em função das comemorações do Centenário da Independência do Brasil – a Praça Santos Andrade viria a receber uma remodelação efetiva. O local foi ajardinado ao estilo belga; construiu-se um repuxo; instalação de bancos e lâmpadas; além de um monumento em homenagem ao Padre Ildefonso Ferreira. Este fato passou a caracterizar a Praça Santos Andrade como um espaço destinado a homenagear ícones da história paranaense e brasileira.

Praça Santos Andrade - Curitiba Space

Ao longo do tempo, a Praça Santos Andrade teve o seu cenário urbano modificado. Destaque para a construção da sede do Correio (1934); do Edifício Morumbi – entre 1949 e 1951; assim como o Teatro Guaíra, inaugurado em 1974. Em 1977, a região foi pavimentada com petit pavet, inclusive a via que dava acesso à UFPR e que acabou sendo fechada para o trânsito de veículos.

Atualmente a Praça Santos Andrade é uma das mais movimentadas de Curitiba. Além de ser um importante terminal de ônibus, a região é palco de diversos eventos e manifestações ao longo do ano. Há no local uma série de bustos que homenageiam nomes como Victor Ferreira do Amaral; Nilo Cairo; Rui Barbosa; Lala Schneider; Julia Wanderley;entre outros.

Praça Santos Andrade - Curitiba Space

Ela fica entre as Ruas João Negrão, XV de Novembro, Conselheiro Laurindo e Travessa Alfredo Bufren, Centro.

Referências:
BOLETIM CASA ROMÁRIO MARTINS. Praças de Curitiba – Espaços verdes na paisagem urbana. Curitiba. FCC. 2006. 200p.

Outros posts