Espaços culturais de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Portão Cultural

O complexo cultural une cinema, museu, auditório e outros atrativos

Um dos principais centros culturais de Curitiba fora do centro fica no bairro Portão. Reinaugurado em 2012, com o nome Portão Cultural, o antigo Centro Cultural Portão foi criado para ser um centro de convivência da comunidade, oferecendo várias opções de lazer, educação e formação cidadã. Inaugurado em 1988, o complexo arquitetônico tem área de 4827,55 m² e fica em frente ao Terminal do Portão. Fechado em 2008, o espaço foi reaberto no dia 29 de junho de 2012, apresentando novos serviços e reativando velhos conhecidos da população. Os três principais destaques são o MuMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba, o Cine Guarani e o Auditório Antônio Carlos Kraide.

Portão Cultural - Curitiba Space

Inaugurado junto com o complexo, em 1988, o MuMA tem o objetivo de preservar, conservar, guardar e divulgar o acervo de arte de Curitiba, e contabiliza aproximadamente 3.800 obras de artistas como Poty Lazzarotto, Andrade Muricy, Mohamed Ali El Assal, Cleusa Salomão, Jorge Carlos Sade e Ben Ami.

Há pouco mais de 10 anos, o acervo do museu foi enriquecido com a aquisição de 94 obras de 12 artistas paranaenses, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Com isso, o visitante pode ver a fase contemporânea da produção estadual, com obras das décadas de 80 e 90, dos artistas Dulce Osinski, Edilson Viriato, Eliane Prolik, Fábio Noronha, Geraldo Leão, Yiftah Peled, Jarbas Schünemann, Karina Weidle, Laura Miranda, Luciano Buchmann, Rogério Ghomes e Newton Goto. Dentro do museu, a Sala Célia Neves Lazzarotto apresenta a exposição permanente “Coleção Célia e Poty Lazzarotto”, que reúne a coleção pessoal do casal – as obras foram doadas a Fundação Cultural de Curitiba em 1986, pelo próprio Poty.

Portão Cultural - Curitiba Space

Aberto com a exibição do filme “Eternamente Pagu”, em 18 de outubro de 1988, o Cine Guarani é atualmente um dos poucos cinemas públicos de Curitiba. Fechado em 2005, foi reativado junto com o Portão Cultural e é um dos exemplos da recuperação de cinemas que a cidade vem estabelecendo nos últimos anos. A sala tem capacidade para 165 pessoas e apresenta produções selecionadas pela Cinemateca de Curitiba, que atendem a todas as faixas etárias. Recentemente, o Cine Guarani foi apresentando no nosso especial que citava alguns cinemas antigos de rua, muito comuns nas décadas de 40 a 70.

O Auditório Antônio Carlos Kraide também fazia parte do Centro Cultural Portão, sendo inaugurado no 4 de dezembro de 1988. Fechado para reforma no mesmo ano que o Cine Guarani, o auditório é uma homenagem a um dos mais promissores diretores teatrais revelados em Curitiba. Antônio Carlos Kraide faleceu em 1983. O espaço tem capacidade para 184 lugares e conta com equipamentos adquiridos com recursos do Ministério da Cultura – Fundo Nacional da Cultura.

Portão Cultural - Curitiba Space

Completam a estrutura do Portão Cultural a Casa da Leitura Wilson Bueno, um Centro de Arte Digital, um Espaço de Convivência e algumas salas, que são usadas para ministrar cursos e projetos de ação educativa. Fica na Av. República Argentina, 3440, em frente ao Terminal do Portão.

Referências:
FCC. Portão Cultural. Disponível em <http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br>.
FCC. Museu Municipal de Arte. Disponível em <http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br>.
FCC. Cine Guarani. Disponível em <http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br>.
FCC. Auditório Antônio Carlos Kraide. Disponível em <http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br>.

Outros posts