Especial: Cinemas Antigos

Especial: Cinemas Antigos

Cine Broadway

O local era menos glamouroso que os vizinhos e frequentado principalmente por jovens

Antes de ser renomeado como Cine Broadway, em 1936, o local abrigava o Cine Central, que foi inaugurado por Francisco Zanicotti, no final da década de 1910. A sala ficava em frente ao Cine Avenida, que foi aberto em 1929.

Cinemas Antigos de Curitiba - Cine Broadway - Curitiba Space

O Broadway não tinha o mesmo glamour que o vizinho famoso, mas era bastante movimentado. O local era frequentado principalmente por jovens, que se reuniam na frente do cinema para trocar e vender gibis. As sessões começavam cedo, às 13h, e se estendiam ao longo do dia, com filmes “B” e seriados.

Cinemas Antigos de Curitiba - Cine Broadway - Curitiba Space

Henrique Oliva, proprietário do Cine Broadway, era dono também dos cines Palácio e Lido. O local era jocosamente apelidado de “superpoeira” ou “pulgueiro”. O Cine Broadway foi fechado em 1953. O prédio, na região central da cidade, foi demolido em 1970. Atualmente, os prédios ao lado, com destaque para o Bar Triângulo, mantém a fachada nas características da época do cinema.

Referências:
CRISTO, Luciana; MIYAKAMA, Nivea. 24 Quadros – Uma viagem pela Cinelândia de Curitiba. Curitiba. Travessa dos Editores. 2010. 168p
SEED. Cine Broadway. Disponível em <http://www.cinema.seed.pr.gov.br>.

Especial: Cinemas Antigos

Outros posts