Especial: Palácios de Curitiba
Palácio da Justiça
O primeiro projeto do prédio era para a construção do Edifício das Secretarias
Inicialmente projetado com trinta andares para abrigar sete secretarias estaduais, o Edifício das Secretarias teve seu desfecho alterado e transformou-se em Palácio da Justiça. Através da configuração atual, o prédio de doze pavimentos, inaugurado em 1962, possui características voltadas para o movimento modernista, assim como para a concepção original do Centro Cívico.
A diminuição do tamanho de 105,50 para 53,13 metros em relação ao projeto original não eliminou a imponência da edificação que até o início dos anos 2000 era tido como mais alto da região. A estrutura do Palácio da Justiça contempla paralelepípedo alongado de base retangular e sustentado por pilotis monumentais, se destacando pela sua simplicidade de sua forma. Nos dois primeiros pavimentos, por exemplo, a vedação em vidro se encontra recuada se comparada com os andares superiores, o que proporciona leveza à composição. Em 1980, prédio recebeu uma ampliação em que se acoplou uma escada de emergência projetada pela arquiteta Maria Helena Grudzien. Em 2004, o Anexo I foi inaugurado e passou a abrigar os gabinetes dos desembargadores.
O Palácio da Justiça, projetado por Sérgio Roberto Santos Rodrigues, fica na Praça Nossa Senhora de Salete, s/número, no bairro Centro Cívico.
Referências: CASTRO, Elizabeth Amorim de. Edifício Públicos de Curitiba: Ecletismo e Modernismo na Arquitetura Oficial. Curitiba, Edição do Autor, 2011. 160p.Especial: Palácios de Curitiba
Outros posts