Atrativos Turísticos

Todos os atrativos da cidade

Memorial Árabe

O Memorial Árabe é uma das grandes referências à etnia árabe em Curitiba

Inaugurada em 1996, a construção possui arquitetura marcante – com arcos, colunas, vitrais e a abóbada – como forma de homenagear os povos do Oriente Médio. Em formato de cubo, o Memorial Árabe está localizado sobre um espelho d’ água.

Memorial Árabe - Curitiba Space

No interior da construção funciona o Farol do Saber Gibran Khalil Gibran, que oferece biblioteca pública e espaço para leitura. O empréstimo do acervo é gratuito e mediante apresentação de comprovante de residência e documento de identificação. Gibran Khalil Gibran, além de ser lembrado através de um busto interno, também dá nome à praça que abriga o Memorial Árabe. O poeta e filósofo libanês marcou época ao produzir obras literárias respeitadas em todo o mundo.

A história da imigração árabe no Paraná remete a instalação inicial em Paranaguá. Posteriormente, os imigrantes se fixaram também em cidades como Ponta Grossa, Araucária, Lapa, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Foz de Iguaçu e Curitiba. Na capital paranaense, a etnia, que se dedicou principalmente ao comércio tradicional, representa parcela significativa da população.

Memorial Árabe - Curitiba Space

Próximo ao Memorial Árabe, o visitante encontra tradicionais pontos turísticos e históricos de Curitiba. Destaque para o Passeio Público, Colégio Estadual do Paraná, Centro Cívico e outros. O local também é um dos pontos de parada da Linha Turismo, ônibus double-decker que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. O local abre de segunda a sexta-feira das 9h às 21h; sábado das 9h às 13h. Na cidade, outra importante lembrança à cultura está presente na Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib.

Memorial Árabe - Curitiba Space

Referências:
VIAJE CURITIBA. Memorial Árabe. Disponível em <http://www.viaje.curitiba.pr.gov.br>.
PARANÁ. Etnias. Disponível em <www.cidadao.pr.gov.b>.

Outros posts