Especial: Instituições Religiosas

Atrativos Turísticos

Todos os atrativos da cidade

Especial: Instituições Religiosas

Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib

A Mesquita de Curitiba é um templo único, e uma "passeio" pelo Oriente Médio na cidade

Localizada próxima ao Museu Paranaense, a Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib foi construída de acordo com os costumes islâmicos, em 1972. O local é aberto a visitação, inclusive para não islâmicos.

Inaugurada após dois anos em obras, a Mesquita é um projeto do arquiteto cristão de origem árabe, Kamal David Cur. Os grandes destaques são a cúpula central; as duas torres, denominadas “minaretes”, que estão apontadas à cidade sagrada de Meca; e sua fachada, que apresenta vários elementos da cultura árabe.

Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib - Curitiba Space

No interior, há um anfiteatro, escritórios e biblioteca. Os legítimos tapetes persas, as inscrições em árabe, os quadros e o silêncio transformam a Mesquita em um pedaço do Oriente Médio em Curitiba. Na parte de trás, um belo jardim completa a arquitetura do terreno.

O nome do templo é uma homenagem a uma grande personalidade para a comunidade muçulmana. O Imam (Guia Espiritual) Ali ibn (filho de) Abi Tálib era primo e genro de Maomé e um dos principais nomes responsáveis pela compilação do Alcorão Sagrado.

Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib - Curitiba Space

Para visitar o local, o interessado deve cumprir alguns rituais islâmicos, como tirar os sapatos e cobrir a cabeça com um véu (no caso das mulheres). Há 30 anos o templo está aberto a visitação. Na comunidade islâmica, um dos grandes méritos da Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib é ser frequentada por sunitas e xiitas, povos que vivem uma eterna guerra no Oriente Médio e em Curitiba se reúnem em um mesmo culto.

Para conhecer mais sobre a cultura árabe e sobre o islamismo, que é seguido por 30% da população mundial, a Mesquita é uma das principais referências da cidade.

Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib Curitiba Space (4)

Mesquita Imam Ali Ibn Abi Talib fica na Rua Dr. Kellers, 383, bairro São Francisco.

Referências:
REDAÇÃO 2 UFPR. Mesquita de Curitiba é um marco da luta contra o preconceito. Disponível em <http://redacao2ufpr.wordpress.com>. 

Especial: Instituições Religiosas

Outros posts