Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Princesa Isabel

Filha de D. Pedro II, foi regente do Império em três oportunidades

Isabel Cristina Leopoldina de Bragança (1846-1921) tem a sua história ligada ao dia 13 de maio de 1888. Na época, a Princesa Isabel foi a responsável por dar fim de forma oficial ao regime de escravidão após assinar a Lei 3.353, tradicionalmente chamada de Lei Áurea. Logo aos 11 meses de vida – após a morte do irmão, o Príncipe D. Afonso – Isabel se tornou herdeira do trono e sucessora de D. Pedro II. O reconhecimento oficial veio em 1860, ao completar 14 anos de idade.

Quem foi: Princesa Isabel - Curitiba Space

Princesa Isabel – segunda filha de D. Pedro II e de Teresa Cristina – se tornou regente do Império em três oportunidades. No seu histórico também sancionou leis como o primeiro recenseamento do Império; naturalização de estrangeiros; relações comerciais com países vizinhos; além da conhecida Lei do Ventre Livre. Esta, que foi uma das práticas pioneiras para o fim da escravidão, aconteceu em um dos períodos que Isabel assumiu como regente do Império. No entanto, apesar da constante pressão realizada, o fim da escravidão sofreu forte resistência por parte do ministério e da elite em geral da época.

Com a instauração da República em 1889, Isabel – juntamente com sua família – partiu aos 43 anos para o exílio na Europa. Viveu os últimos dias em Paris, na França. A Princesa Isabel é bastante lembrada e homenageada em vários locais do território brasileiro. Em Curitiba, a importante personagem histórica dá nome a uma Alameda que corta os bairros Campina do Siqueira e Bigorrilho e termina no São Francisco.

Referências:
UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.

Especial: Quem foi?

Outros posts