Bosque Alemão

O Bosque Alemão é uma homenagem a uma das etnias mais presentes na formação de Curitiba

A chegada de imigrantes alemães no Paraná é datada de 1829, com a instalação da colônia de Rio Negro. Em Curitiba, a etnia se destacou no comércio central – principalmente entre as ruas Riachuelo e Carlos Cavalcanti, se estendendo para a Barão do Serro Azul até a Praça 19 de Dezembro. O Centro Histórico, por exemplo, possui a memória arquitetônica bastante voltada para os costumes dos alemães.

Bosque Alemão - Curitiba Space

Inaugurado em 29 de março de 1996, o Bosque Alemão – ou o Memorial da Imigração Alemã – surgiu como forma de homenagear a etnia europeia. Ao longo de uma área com aproximadamente 40.000 m² é possível contemplar o Oratório Bach – réplica de uma Igreja Presbiteriana que se localizou no bairro Seminário – e que abriga uma sala de concertos com capacidade para 150 pessoas; a passarela que liga ao mirante sobre a Torre dos Filósofos, realizada com troncos de eucaliptos; trilha inspirada na história “João e Maria” dos irmãos Grimm; e uma biblioteca denominada Casa das Bruxas, que oferece espaço para contos infantis. Da Torre dos Filósofos, por exemplo, a altura de 15 metros possibilita uma bela visão de Curitiba.

Bosque Alemão - Curitiba Space

Uma das principais atrações do Bosque Alemão fica por conta da reconstituição do frontão da Casa Mila – edificação construída no início do século XX e que se localizava na Rua Barão do Serro Azul. Do clássico exemplar da arquitetura germânica restou apenas a varanda, preservada pela Prefeitura de Curitiba e que se encontra em uma das entradas do Bosque Alemão.

O Bosque Alemão fica entre as Ruas Francisco Schaffer, Nicolo Paganini e Franz Schubert, no bairro Vista Alegre. O local funciona diariamente das 8h às 18h; a Casa das Bruxas das 9h às 17h; e a hora com contos infantis nos finais de semana das 11h às 16h.

Bosque Alemão - Curitiba Space

Referências:
FENIANOS, Eduardo Emílio. Manual de Curitiba: A cidade em suas mãos. Curitiba. UniverCidade. 2003. 160p.
PREFEITURA. Bosque Alemão. Disponível em < http://www.curitiba.pr.gov.br/>.

Atrativos Turísticos

Outros posts