Atrativos Turísticos

Todos os atrativos da cidade

Memorial Ucraniano

O Memorial Ucraniano é uma homenagem a etnia que chegou a Curitiba no século XIX

Dentro das dependências do Parque Tingüi é possível realizar uma viagem pela cultura e a tradição de uma das etnias mais significativa no cenário de Curitiba. Desde meados de 1890 – após a chegada de imigrantes oriundos da Galícia ao Estado do Paraná – a cultura vem se consolidando por costumes típicos e principalmente pautados pela intensa religiosidade.

Memorial Ucraniano - Parque Tingüi - Curitiba Space

O Memorial Ucraniano – inaugurado em 26 de outubro de 1995 – é uma homenagem ao centenário da etnia na região. Curitibanos e turistas encontram no local um ambiente de tranquilidade e que contempla o belo portal de entrada e a réplica da antiga capela de São Miguel, localizada no município de Mallet/PR.

No interior da capela há uma exposição permanente de pêssankas e objetos gerais e ao lado uma loja de souvenir ambientada em uma casa tradicional ucraniana. Completam a estrutura do Memorial Ucraniano a pêssanka gigante produzida pelo artista Jorge Seratiuk e o campanário simbolizando a religiosidade dos imigrantes no processo de integração a nova terra.

Memorial Ucraniano - Parque Tingüi - Curitiba Space

A outra atração fica por conta do calendário de festividades que o Memorial Ucraniano recebe durante a temporada. São eventos como a Benção dos Alimentos, no Sábado de Aleluia; Festa Nacional da Ucrânia, em agosto; Festa da Colheita, em outubro; e a Festa de São Nicolau, em novembro.

Memorial Ucraniano - Parque Tingüi - Curitiba Space

O Memorial Ucraniano fica na Rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº, Parque Tingüi, bairro São João. O local fica aberto de terça-feira a domingo das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Referências: ANDREAZZA, Maria Luiza. Paraíso das Delícias: Estudo de um Grupo Imigrante Ucraniano 1895-1895. 392 f. Curitiba, Tese (Doutorado em História) – Cursos de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1996.
FCC. Memorial Ucraniano. Disponível em <http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br>.

Outros posts