Paço da Liberdade

O prédio do Paço da Liberdade foi a primeira sede fixa da Prefeitura de Curitiba

Inaugurado como Paço Municipal, em 24 de fevereiro de 1916, o local contém detalhes neoclássicos e conceitos art-nouveau, apresentando aspectos que até os dias atuais se mostram preservados. Posteriormente a saída da Prefeitura e uma reforma que durou alguns anos, o Paço da Liberdade foi transformado na sede do Museu Paranaense, em 1974. A parceria com o Governo do Estado durou até 2002, ano em que Museu se “mudou” para a Rua Kellers, no Palácio São Francisco. Durante o período em que o MP esteve no prédio. o Antigo Paço Municipal foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o Processo nº.1116-T, inscrição nº 564, Livro das Belas-Artes, vol. II, fl. 7, no dia 17 de outubro de 1984. Na cidade, o Paço é o único prédio tombado de âmbito nacional.

SESC Paço da Liberdade - Curitiba Space

Até 2006, a construção viveu um período de abandono. Após a assinatura do edital de revitalização do Paço Municipal, em julho de 2007, as obras tiverem início através do convênio entre a Prefeitura e a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/SESC). Com tudo isso, no dia 29 de março de 2009, aniversário da cidade, o Paço foi reinaugurado, dessa vez com o nome de SESC Paço da Liberdade.

SESC Paço da Liberdade - Curitiba Space

Atualmente, o prédio abriga salas de exposições, sala de leitura, biblioteca, loja própria, salas usadas para cursos, sessões de cinema e eventos, serviço de visitas monitoradas, internet livre e o conhecido Café do Paço.

SESC Paço da Liberdade - Curitiba Space

O prédio fica na Praça Generoso Marques, entre a Rua Riachuelo e a Praça José Borges de Macedo, no Centro. Ele fica aberto de terça a sexta, das 9h às 21h e nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

Referências: GAZETA DO POVO. Paço é aberto para convidados. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/>.
PATRIMÔNIO CULTURAL. Prefeitura Municipal (atual Paço da Liberdade). Disponível em <www.patrimoniocultural.pr.gov.br>.
PATRIMÔNIO CULTURAL. Espirais do Tempo. Disponível em <www.patrimoniocultural.pr.gov.br>.

Atrativos Turísticos

Especial: Bens Tombados

Especial: Palácios de Curitiba

Outros posts