Especial: Cinemas Antigos

Especial: Cinemas Antigos

Cine São João

A sala ficou famosa por exibir cada nova produção de "Os Trapalhões"

Inaugurado em setembro de 1960, o Cine São João tinha umas das maiores salas de exibição do centro e era considerado muito luxuoso. O primeiro filme exibido na tela grande foi o “Around the World in Eighty Days”, de Michael Anderson. Nos “bons tempos” do centro de Curitiba, para os antigos, em que a região detinha um grande prestígio, charme e elegância, ir ao Cine São João era um dos programas mais procurados.

Cinemas Antigos de Curitiba - Cine São João - Curitiba Space

A sala ficou famosa por exibir cada nova produção de “Os Trapalhões”. Na década de 80, assim como a maioria dos cinemas de rua da época, o local começou a ser menos visitado. Para reanimar o público, os donos do cinema decidiram investir em filmes mais cultos. Em 1987, a primeira produção “cult” a ser exibida no São João foi “Anjos do Arrabalde, As Professoras”, de Carlos Reichenbach. A produção nacional havia vencido três prêmios no XV Festival de Cinema de Gramado, que acontecera meses antes, de melhor filme, atriz (Betty Faria) e atriz coadjuvante (Vanessa Alves).

Cinemas Antigos de Curitiba - Cine São João - Curitiba Space

A investida não trouxe o retorno esperado e 10 anos depois o local já havia se tornado um cinema pornô. A nova empreitada durou até 2006, quando o cinema criado da associação entre a empresa Cinematográfica David Carneiro e herdeiros da família Bettega, há 46 anos, fechou suas portas. Atualmente, parte do prédio é ocupada por pequenos comércios e o grande legado deixado é o letreiro, que é encoberto pelas árvores da região.

O Cine São João ficava na Rua Desembargador Westphalen, 165, no Centro.

Referências:
PRON. Cine São João fecha as portas nesse fim de semana. Disponível em <http://www.parana-online.com.br>.

Especial: Cinemas Antigos

Outros posts