Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Ubaldino do Amaral

O Senador e lutou em prol da abolição e da República

Ubaldino do Amaral Fontoura (1842-1920) nasceu na cidade da Lapa (Paraná) e se destacou como um homem de letras, professor, jurista e político. Em 1867, obteve a graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo e posteriormente passou a residir em Sorocaba, cidade em que chefiou a campanha para o lançamento da Estrada de Ferro Sorocabana. Também fundou uma série de instituições filantrópicas e escreveu em prol da abolição e da República.

Quem foi: Ubaldinho do Amaral - Curitiba Space

Após transferir o seu escritório para o Rio de Janeiro, Ubaldino do Amaral exerceu uma série de cargos, como por exemplo, presidente do Banco do Brasil, Inspetor de Alfândega e professor na Faculdade de Direito da então capital do país. Na carreira pública, angariou o posto de senador pelo Paraná de 1891 a 1894, prefeito do Distrito Federal de 1897 a 1898, além de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Ubaldino também obteve renome no âmbito jurídico ao integrar comissões de instituições literárias e científicas no país e no exterior, assim como o fato de ter sido embaixador do Brasil à corte permanente de arbitramento do Tribunal de Haia.

Quem foi: Ubaldinho do Amaral - Curitiba Space

O personagem histórico é lembrado em Curitiba através de uma importante e movimentada via. Com 1,5 km de extensão, a Rua Ubaldino do Amaral tem seu início na região do Alto da Glória, próximo ao Estádio Major Antônio Couto Pereira e o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No seu trajeto conhecidos são observados conhecidos locais como: a residência que serviu de cenário para a história de “O Vampiro de Curitiba”, do escritor curitibano Dalton Trevisan; a Praça do Expedicionário; A Fábrika; entre outros. Esta placa, em homenagem ao primeiro centenário de vida de Ubaldino, fica em uma das extremidades do Hospital Oswaldo Cruz.

Referências:
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba.
STF. Ubaldino do Amaral Fontoura. Disponível em <http://www.stf.jus.br>.

Especial: Quem foi?

Outros posts