Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: General Carneiro

O personagem foi um importante militar durante o século XIX

Antônio Ernesto Gomes Carneiro (1846 – 1894) nasceu no dia 18 de novembro e foi um militar que teve importante participação na Guerra do Paraguai e na Revolução Federalista. No Paraná, ficou mais conhecido por seu posto militar, o General Carneiro.

Quem foi: Antônio Ernesto Gomes Carneiro - General Carneiro - Curitiba Space

Nascido no município de Serro, em Minas Gerais, Carneiro estudou boa parte de sua vida em Seminários, nas cidades de Diamantina e Curvelo. De lá, foi cursar Humanidades no mosteiro dos Beneditinos, no Rio de Janeiro, e com o início e crescimento da Guerra do Paraguai, se alistou como soldado no Primeiro Corpo de Voluntários da Pátria. No período da batalha, ganhou o título de Primeiro Sargento e depois Alferes, por sua bravura. Com o fim da guerra, entrou para a Escola Militar, em 1872. Em 20 anos, conquistou o título de tenente, capitão, major, tenente-coronel e, enfim, o de coronel. Alguns anos depois, foi enviado ao sul para comandar o 5º Distrito Militar durante a Revolução Federalista. Foi nesse período que Carneiro participou de um famoso episódio na história do Paraná, o Cerco da Lapa. Junto com cerca de 700 oficiais e alguns civis, foi cercado por 3000 homens comandados por Gumercindo Saraiva e resistiram a batalha por quase 30 dias, decretando a morte do Coronel, no dia 9 de fevereiro de 1894. O batalhão vencido ficou conhecido como os Heróis do Cerco da Lapa. Após seu falecimento, foi promovido a General de Brigada, “por bravura”.

Quem foi: Antônio Ernesto Gomes Carneiro - General Carneiro - Curitiba Space

Em Curitiba, Carneiro é homenageado ao dar seu nome há uma rua da cidade, que passa pelos bairros do Alto da Gloria, Centro e Jardim Botânico. Nela se encontram o Hospital de Clínicas, a Reitoria e Biblioteca Central da UFPR, o Mercado Municipal e o Mercado de Orgânicos.

Referências:
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p
Placa em homenagem ao personagem na rua de nome homônimo.

Especial: Quem foi?

Outros posts