Teatro Paiol

O Teatro Paiol é um dos principais espaços culturais, também conhecido como "Paiol de Pólvora"

Inaugurado no dia 27 de dezembro de 1971, o Teatro Paiol é o primeiro teatro de arena da cidade. Para celebrar a data, um grande show foi organizado, com a presença do poeta Vinicius de MoraesMarília MedalhaToquinho Trio Mocotó. O projeto, que transformou o antigo abrigo de pólvora em um importante cenário da cultura municipal, é de Abrão Assad, que manteve as características originais de formato tradicional romano.

No dia 29 de dezembro, durante a terceira e última apresentação da série na capital paranaense, Vinicius de Moraes, em parceria com Toquinho, prestou uma homenagem ao espaço, com a composição “Paiol de Pólvora” (realizada no próprio dia em um apartamento do Guaíra Palace Hotel).

Teatro Paiol - Curitiba Space

A presença em Curitiba também fez com que o poeta tivesse a oportunidade de batizar o local com uma dose de uísque. A inauguração oficial do Teatro Paiol aconteceu poucos meses depois, no dia 29 de março de 1972 – quando a cidade completou 279 anos de sua fundação. Na primeira década de existência, o Paiol conquistou o gosto de artistas e espectadores, e já recebeu ao longos dos anos nomes como Gonzaguinha, Zezé Motta, Djavan, Nana Caymmi, Hermeto Paschoal, Alaíde Costa, Leni Andrade, Elza Soares, Zizi Possi, Cida Moreira, Fátima Guedes e muitos outros.

Teatro Paiol - Curitiba Space

Atualmente, o Teatro Paiol ainda figura como um importante centro cultural da cidade, com shows, palestras, peças de teatro, encontros e outros eventos. O palco, a proximidade da plateia e o formato de arena são os grandes atrativos do teatro, além da sua importância na história de Curitiba. A capacidade do auditório é de 225 espectadores e o espaço é administrado pela Fundação Cultural de Curitiba – instituição que leva o espaço em seu símbolo oficial.

Teatro Paiol - Curitiba Space

Conheça a história do prédio:

O edifício, construído em forma circular, foi inaugurado em 1874, para ser usado como depósito de pólvora pelo Exército Brasileiro. Após ser desativado, serviu para abrigar arquivos municipais e sediar uma diretoria encarregada de pavimentar a cidade. Em 1971, através de moderno projeto arquitetônico de Abrão Assad, o local ganhou a função de se tornar uma referência na cultura curitibana. Desde o dia 27 de dezembro de 1971, o espaço recebe artistas e espectadores, que engrandecem a cultura da cidade.

Teatro Paiol - Curitiba Space

Teatro Paiol fica na Praça Guido Viaro, s/nº, entre as Ruas Dr. Reynaldo Machado, Coronel Zacarias e Conselheiro Laurindo, no bairro Prado Velho. O setor administrativo funciona de segunda a sexta, das 13h30 às 19h; sábado e domingo, das 15h às 19h.

Referências:
FCC. Teatro Paiol. Disponível em <http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br>.
GAZETA DO POVO. Paiol de pólvora, música e prosa. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br>.
MILLARCH, Aramis. Paiol, ano 10 ou anotações para a sua futura história. Disponível em <http://www.millarch.org/>.
SERRONI, J. C. Teatros – Uma memória do espaço cênico no Brasil.  Senac São Paulo. São Paulo, 2002.

Atrativos Turísticos

Outros posts