Especial: Universidade Federal Do Paraná – UFPR – Curitiba Space

Especial: Universidade Federal do Paraná

Campus I da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

O Campus I é formado pela Agrárias, Hospital Veterinário e Polo da Comunicação

A UFPR é dividida em três campi em Curitiba e alguns outros no interior e litoral do estado. O Campus I é formado por dois setores:

Universidade Federal do Paraná - Campus I da Universidade Federal do Paraná - UFPR - Curitiba Space

Ciências Agrárias e o Hospital Veterinário. O prédio recebe os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Industrial Madeireira. Seu endereço é Rua dos Funcionários, 1540, no Cabral. O atual setor de Ciências Agrárias, denominado edifício Carlos Cavalcanti – governador do Estado na época da criação da universidade -, abriga um dos mais tradicionais cursos da Universidade Federal do Paraná. O curso de agronomia surgiu em 1915 e é considerado um dos mais antigos da instituição. Desde então passou pelo prédio do extinto Ginásio Paranaense e pelo prédio histórico da Santos Andrade até ser instalado em 1940 no Campus 1 da universidade. O início da construção do edifício Carlos Cavalcanti é datado de 1935. O Hospital Veterinário, por sua vez, oferece uma ampla estrutura visando atender os alunos de graduação, pós-graduação e a comunidade em geral, já que o espaço realiza diversos tipos de atendimentos, dentre eles clínica médica, cirúrgica, diagnósticos laboratoriais e teriogenologia (que diz respeito à reprodução dos animais).

Universidade Federal do Paraná - Campus I da Universidade Federal do Paraná - UFPR - Curitiba Space

Polo da Comunicação. O local recebe cursos de Comunicação Social com ênfases em Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas. Além disso, abriga o Departamento de Comunicação, a UFPR TV e a Imprensa Universitária. O prédio fica na Rua Bom Jesus, 650, no Juvevê.

Referências:
SIQUEIRA, Márcia Dalledone. UFPR Centenário. Curitiba. UFPR. 2013. 161p
WACHOWICZ, Ruy Christovam. Universidade do Mate – História da UFPR. Curitiba. UFPR. 2006. 221p

Especial: Universidade Federal do Paraná

Outros posts