Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Barão de Antonina

Machado foi Senador da recém-criada Província do Paraná

Nascido em Taquari, no Rio Grande do Sul, João da Silva Machado ( 1782 – 1875) é mais conhecido pelo título de nobreza que recebeu, o de Barão de Antonina, em 11 de setembro de 1843, com grandezas recebidas em 13 de agosto de 1860. A honraria foi concedida através de decreto imperial, por D. Pedro II.

Quem foi: Barão de Antonina - João da Silva Machado - Curitiba Space

Filho de Manuel da Silva Jorge e Antônia Maria de Bittencourt, e irmão do barão de Ibicuí, Machado era tropeiro e em 1816 se tornou sargento-mor de Ordenanças de Vila Nova do Príncipe, São Paulo. Em 1822, foi responsável pela conservação da Estrada da Mata, entre São Paulo e Rio Grande do Sul. Em seguida, participou da execução de várias estradas, explorou os rios Tibaji e Paranapanema, criou reservas indígenas, fundou povoações e participou do exército brasileiro, como tenente-coronel de milícias e coronel honorário.

Na década de 30, ingressou na política, como deputado provincial (1835 a 1843), por São Paulo. Foi nesse período que recebeu o título de nobreza. Em seguida, foi vice-presidente de São Paulo e, quando criada a província do Paraná, foi senador (1854 a 1875). O Barão de Antonina faleceu com 92 anos, em São Paulo. Ele deixou uma grande descendência, totalizando três filhas, 23 netos e 28 bisnetos.

Quem foi: Barão de Antonina - João da Silva Machado - Curitiba Space

Em Curitiba, o personagem dá nome a uma via no bairro São Francisco. Com menos de um quilômetro, mas bem movimentada, a Rua Barão de Antonina fica entre o Cemitério Municipal e a Praça Gibran Khalil Gibran, onde fica o Memorial Árabe. Além disso, há um município em São Paulo chamado Barão de Antonina, localizado em terras que o próprio Barão doou para a Província.

Referências:
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p.

Especial: Quem foi?

Outros posts