Especial: Universidade Federal Do Paraná – UFPR – Curitiba Space

Especial: Universidade Federal do Paraná

A primeira tentativa de uma Universidade no Paraná

Ainda no século XIX, Rocha Pombo iniciou um projeto para a criação de uma Universidade

Ainda no início do regime republicano – instaurado no Brasil em 1889, um dos mais renomados historiadores e jornalistas da época, Francisco José da Rocha Pombo conseguiu concessão do governo do Estado – através do apoio do então presidente Francisco Xavier da Silvia -, para que fosse possível dar início a concepção de uma universidade na capital paranaense. A concessão previa vantagens, como por exemplo, a isenção de impostos, contudo, exigia requisitos como a disponibilidade inicial de seis cursos, entre eles o de direito, além da extinção de algumas instituições de ensino, como o Ginásio Paranaense – atual sede da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Praça Ouvidor Pardinho - Curitiba Space

Vários são os fatores apontados para a falha na organização da universidade. No âmbito local, Curitiba ainda era considerada uma pacata cidade sem recursos, com mercado de trabalho restrito e uma população pequena, fato agravado pelo monopólio do ensino superior oriundo do governo federal e a Revolução Federalista que na época passou a atingir o Estado do Paraná. Outro causa, apontada pelo historiador Ruy Wachowicz, é a de que Rocha Pombo possuía uma personalidade muito crítica em relação aos políticos paranaenses, inclusive com posturas sempre contrárias as práticas vigentes da época.

Praça Ouvidor Pardinho - Curitiba Space

Em 1892, apesar do insucesso da ideia, Rocha Pombo chegou a lançar a pedra fundamental no então terreno no Campo da Cruz. Atualmente, o local contempla a Praça Ouvidor Pardinho, localizada entre as Avenidas Getúlio Vargas e Iguaçu e as Ruas Nunes Machado e 24 de Maio. A praça oferece academia ao ar livre, pista para caminhada e corrida, quadras de vôlei e futebol e dois playgrounds. O local também abriga uma das Unidades de Saúde de Atenção ao Idoso.

Referências:
SIQUEIRA, Márcia Dalledone. UFPR Centenário. Curitiba. UFPR. 2013. 161p
WACHOWICZ, Ruy Christovam. Universidade do Mate – História da UFPR. Curitiba. UFPR. 2006. 221p

Especial: Universidade Federal do Paraná

Outros posts