Especial: Poty Lazzarotto
Poty: “História de Curitiba”
Essa obra de Poty Lazzarotto, de 1967, fica na Praça 29 de Março
Feita em concreto, tem aproximadamente 300 m². “História de Curitiba”, como é chamada, é dividida em três módulos e retrata vários aspectos da cidade, inclusive a fauna e a flora.
Poty fez várias obras que retratam Curitiba, sua cidade-natal, e essa da Praça 29 de Março é uma das maiores – o nome da Praça, inclusive, é uma homenagem ao dia de fundação de Curitiba.
A obra é dividida em três partes. A central é formada por cinco “placas” verticais, parecidas com obeliscos, que contam sobre algumas manifestações folclóricas, como pau-de-fita, folia-de-reis, bumba-meu-boi, rodeio, vaquejadas e algumas outras praticadas na região ao longo do tempo.
A ordem cronológica da obra, mostrando a História de Curitiba, é da esquerda para a direita. Os outros dois módulos são apresentados em uma só “parede”, separada pelos cinco “obeliscos”. A primeira parte é uma introdução da obra e de Curitiba, contando as primeiras iniciativas dos colonizadores, aspectos da natureza da região, as primeiras explorações e os meios de subsistência, como o plantio, a pecuária e a madeira.
Na terceira parte da obra, o crescimento da cidade é o grande tema. São mostrados alguns sistemas implantados ao longo da história de Curitiba, o crescimento cultural e alguns fatos importantes, como a criação do Teatro São Teodoro, que foi o embrião do Teatro Guaíra; do Liceu Curitibano, que com o tempo de tornou o Gimnásio Paranaense e o Colégio Estadual do Paraná; do Museu Paranaense; da Catedral de Curitiba, em 1893; e da Universidade do Paraná, em 1912. No final, Poty deixa o seu recado sobre o desenvolvimento de Curitiba para as novas gerações, “é dever de cada governante transmitir esta cidade nem menos nem igual a que recebeu, porém, sob todos os aspectos, mais bela, mais humana e mais sorridente” (Potyguara).
A Praça 29 de Março fica entre as Ruas Padre Anchieta, Brigadeiro Franco, Martim Afonso e Desembargador Motta, no bairro Mercês.
Referências Bibliográficas: PEDROSO, Daniela. Poty: Murais Curitibanos. Curitiba. Editora Positivo. 2006.Especial: Poty Lazzarotto
Outros posts