Especial: Poty Lazzarotto

Especial: Poty Lazzarotto

Poty: “O Bom Samaritano”

Essa obra de Poty Lazzarotto, de 1959, fica no Hospital de Clínicas

Datada de 1959 – e considerada a segunda mais antiga de Poty Lazzarotto em Curitiba, ficando atrás apenas da Praça 19 de Dezembro – o painel conhecido como “O Bom Samaritano” estabelece uma relação entre a conhecida parábola e o patrono da medicina, São Lucas. A obra tem como base os seguintes temas: pintor, apóstolo e médico e é dividido em quatro áreas distintas que contempla uma faixa horizontal cortada por três verticais. O trabalho realça principalmente a cor marrom.

Poty Lazzarotto - O Bom Samaritano - Hospital de Clínicas - Curitiba Space

Na primeira área, o viajante a cavalo, e na faixa vertical São Lucas pintando a imagem de Cristo. A segunda parte apresenta salteadores em ação, enquanto na faixa vertical, o patrono da medicina é simbolizado através da sua atitude de sábio. Já na terceira parte, o destaque fica por conta da passagem do sacerdote, do levite e do samaritano. É neste setor em que há o maior número de personagens e ações, como por exemplo, o viajante sendo levado à hospedaria e recebendo os cuidados necessários. Na faixa vertical desta terceira parte, a imagem transmite São Lucas curando o enfermo com base em confiança e dedicação. A quarta e última cena de “O Bom Samaritano” representa o descanso do viajante em uma ligação com a Santíssima Trindade.

Poty Lazzarotto - O Bom Samaritano - Hospital de Clínicas - Curitiba Space

O mural “O Bom Samaritano”, localizada em uma das entradas do Hospital de Clínicas, já passou por um processo de restauração. O HC foi inaugurado em 1961. Sua criação surgiu em função da necessidade de ampliar o número de vagas hospitalares no Estado e de ter um local para que os alunos de Medicina da UFPR pudessem fazer estágio. Atualmente, o espaço é o maior prestador de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná. O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná fica na Rua General Carneiro, 181, no Centro.

Poty Lazzarotto - O Bom Samaritano - Hospital de Clínicas - Curitiba Space

No próprio HC, o há outra obra do Poty.

Referências Bibliográficas: PEDROSO, Daniela. Poty: Murais Curitibanos. Curitiba. Editora Positivo. 2006.

Especial: Poty Lazzarotto

Outros posts