Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Vinicius de Moraes

O poetinha foi a principal atração na inauguração do Teatro Paiol em Curitiba

No dia 19 de outubro de 1913, nascia Vinicius de Moraes, poeta, diplomata, compositor, jornalista, dramaturgo, e considerado um dos ícones do cenário musical e artístico brasileiro. Ao longo de sua carreira, o poetinha – como foi batizado por Tom Jobim – realizou parcerias memoráveis com nomes como Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque, Carlos Lyra e o próprio Tom Jobim.

Quem foi: Vinicius de Moraes - Curitiba Space

O gosto pelo meio artístico veio de casa ao ter influência do pai poeta e violinista amador, além da mãe, com dotes para o piano. Os primeiros passos do poetinha no gênero vieram logo cedo no meio escolar após fazer parte do coral e participar da montagem de suas primeiras peças no Colégio Santo Inácio, de padres jesuítas. Se graduou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Catete, para posteriormente ser contemplado, em 1938, uma bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford. Três anos depois, Vinicius de Moraes retornou ao Brasil para atuar como crítico de cinema no jornal “A Manhã”, e diplomata, cargo que ocupou até seu afastamento em decorrência do AI-5.

Teatro Paiol - Curitiba Space

A carreira do poetinha foi marcada pela participação nos mais diversos e importantes movimentos musicais brasileiros, como por exemplo, a bossa nova e a parceria que rendeu vários sucessos com Tom Jobim. Na vida pessoal, Vinicius casou-se em nove oportunidades e possuía uma relação estreita com cigarros e uísques.

Além de um artista renomado em âmbito nacional, Vinicius de Moraes conquistou uma relação bastante importante com Curitiba. Em dezembro de 1971, veio até a capital paranaense para fazer o show inaugural de um dos mais famosos espaços culturais da cidade, o Teatro Paiol. Em parceria com Toquinho, Marília Medalha e o Trio Mocotó, o momento ficou eternizado com a apresentação da canção “Paiol de Pólvora”. Alguns relatos afirmam que o compositor insistia que o nome do local deveria ser “Paiol”, não Teatro Sérgio Porto, como era pretendido.

Teatro Paiol - Curitiba Space

O múltiplo artista faleceu faleceu em 09 de julho de 1980, após se sentir mal na banheira da casa onde morava. O seu legado permanece até os dias atuais, inclusive com destaque internacional, como no caso da versão em inglês de “Garota de Ipanema” ter sido escolhida uma das 50 grandes obras musicais da Humanidade pela Biblioteca do Congresso Americano. No Teatro Paiol, o poetinha dá nome a uma sala do local.

A imagem em destaque é uma fotografia de um dos painéis que estão nas paredes do Teatro Paiol. Na foto, estão Vinícius de Moraes e Marília Medalha durante a primeira apresentação no local.

Referências:
FCC. Teatro do Paiol. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.
UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.

Especial: Quem foi?

Outros posts