Outros atrativos de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Relógio da Rua Riachuelo

O Relógio tem sua história ligada a Relojoaria Raeder e está no local desde 1895

O centenário Relógio da Rua Riachuelo, que ainda se encontra presente no imóvel localizado na esquina da Rua Riachuelo com a Travessa Tobias de Macedo, tem sua história ligada a Relojoaria Raeder. O estabelecimento teve início em 1893 quando o imigrante alemão Roberto Raeder adquiriu a propriedade de Francisco Britto – tradicional vendedor de charutos na época.

Relógio da Rua Riachuelo - Curitiba Space

A presença com destaque do relógio tornou o comércio de Raeder conhecido em Curitiba. O Relógio da Rua Riachuelo foi adquirido em Leipzig – na Alemanha – e instalado na época da inauguração da relojoaria. No início do século XX, o comércio se transferiu para um imóvel situado em frente à Confeitaria das Famílias, na Rua XV de Novembro. Posteriormente, a Raeder passou a operar em outro endereço, desta vez na Rua XV de Novembro esquina com a Alameda Dr. Muricy.

Relógio da Rua Riachuelo - Curitiba Space

Durante o período de mudanças, o prédio na Rua Riachuelo permaneceu preservado e passou a sediar a Drogaria Suíça. O andar superior continuou com caráter residencial e abrigou sucessivamente um dos sócios da farmácia e Otto Waldhauer, este último sócio de Roberto Raeder entre 1922 e 1928.

A construção original – demolida em 1925 – deu lugar a um novo prédio que contou com o projeto arquitetônico de Ludovico Doetsch.

Relógio da Rua Riachuelo - Curitiba Space

O novo edifício abrigou a loja de calçados de Alberto Riskalla; estabelecimento de artigos masculinos; comércio de frutas; e o consultório dentário de Tobias de Macedo até receber novamente a Relojoaria Raeder. A partir de 1942, o comércio passou para o controle de Carl Raeder, filho de Roberto. Atualmente – com o fim da tradicional relojoaria – o local abriga o Brechó Curitiba.

Referências:
GAZETA DO POVO. Parou no tempo. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/>.
BOLETIM INFORMATIVO DA CASA ROMÁRIO MARTINS. Cores da Cidade: Riachuelo e Generoso Marques. Curitiba: FCC. 1996. 90p.

Outros posts