Praças de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Praça do Japão

O Memorial da Imigração Japonesa homenageia uma das etnias que formaram a cidade

Curitiba apresenta uma grande miscigenação étnica em seu DNA, principalmente de imigrantes vindos nos séculos XVIII a XX. Com isso, várias homenagens a essas culturas estão presentes na cidade, com praças, memoriais, bosques e outras referências.

A imigração japonesa em Curitiba tem registro por volta de 1910 com as chegadas de Jintarô Matsuoka e Eihachi Sakamoto – ambos oriundos de São Paulo.

Praça do Japão - Curitiba Space

Na capital paranaense, os primeiros imigrantes se estabeleceram nos bairros Guabirotuba e Uberaba; permanecendo até os dias atuais como uma das principais etnias presentes na cidade. No Brasil, a primeira chegada de imigrantes é datada de 1908.

Os japoneses ”possuem” a sua praça na cidade, localizada no bairro Água Verde – quase na divisa com o Batel. Em uma extensa área, rodeada por vários prédios, fica a Praça do Japão, projeto que ganhou forma durante a década de 1960. Em 1993, uma grande reforma deixou o local nas características atuais, com a inauguração do Portal Japonês e do Memorial da Imigração Japonesa. Um dos pontos mais interessantes da praça é a presença de 30 cerejeiras enviadas diretamente do Japão. Há também uma estátua do Buda no local; uma lanterna esculpida em pedra, presente da Assembleia Legislativa de Hyogo; e seis lagos artificiais aos moldes da cultura japonesa, com carpas.

Praça do Japão - Curitiba Space

Durante o ano são realizadas algumas festas tradicionais em referência a cultura japonesa e semanalmente há uma variada programação. Na 1º e 3º quinta-feira do mês, das 09h às 12h, acontece a Cerimônia do Chá; às sextas-feiras, aulas de Soroban (Ábaco Japonês); sábados, Zazen (Meditação Zen Budista); e uma vez por mês, oficina de origami. Para mais informações, acesso a página do grupo de artesãos de artesanatos da cultura japonesa da Praça do Japão.

Outro detalhe interessante sobre a Praça do Japão é que em 1997 foi implantada a maquete do Castelo de Himeji no local, que está presente na cidade japonesa de nome homônimo que é ”irmã” de Curitiba.

Praça do Japão - Curitiba Space

A Praça do Japão fica entre as avenidas Sete de Setembro e República Argentina, e o Memorial fica aberto de terça a domingo, das 9 às 12h e das 14h às 18h. A Biblioteca Hideo Handa funciona de segunda a sexta, 9h às 18h (fechando durante o almoço); e sábados, das 9h às 13h, e a loja de artesanato japonês, que apresenta variados tipos de souvenirs e artesanatos típicos do Japão, abre diariamente, das 10h às 17h.

Referências:

FENIANOS, Eduardo Emílio. Manual de Curitiba: A cidade em suas mãos. Curitiba. UniverCidade. 2003. 160p. (parte sobre imigração)
Visita ao local.

Outros posts