Atrativos Turísticos

Todos os atrativos da cidade

Parque Barigüi

O Parque Barigüi é destino de vários curitibanos e turistas nos finais de semana

Desde 1972 como um dos principais destinos de curitibanos e turistas, o terreno do Parque Barigüi já serviu como sesmaria de Mateus Leme – um dos fundadores de Curitiba – durante o século XVII. A criação do local fez parte de uma política de criação de espaços públicos na cidade como forma de evitar o assoreamento e a poluição dos rios; proteger a mata ciliar; e impedir a ocupação irregular das margens dos rios.

Parque Barigüi - Curitiba Space

Espaço de muitos eventos importantes, o Parque Barigüi faz parte da rotina de muitos moradores de Curitiba por contar com churrasqueiras, pavilhão particular; canchas poliesportivas, quiosques, estacionamento, pistas de bicicross e aeromodelismo, equipamentos para ginástica, restaurante, extensas áreas verdes para descanso e/ou contemplação da natureza. Principalmente nos finais de semana, o parque recebe vários turistas e pessoas que praticam esportes no local, como caminhada, corrida, ciclismo, patins, futebol americano e outras opções. Além de tudo isso, também abriga a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade, o Museu do Automóvel e um espaço para eventos de médio-porte.

Parque Barigüi - Curitiba Space

Outra atração é a Casa de Leitura Manoel Carlos Karam. O espaço, localizado na entrada do parque e administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, oferece um grande acervo de livros, ciclos de leitura e oficinas literárias. A Casa de Leitura também fornece cadeiras e espreguiçadeiras para quem quer usufruir do hábito da leitura nas instalações do parque.

O nome de um dos locais mais apreciados em Curitiba vem do Tupi Guarani e quer dizer “rio dos mosquitos-pólvora”.

Parque Barigüi - Curitiba Space

O Parque Barigüi fica na Av. Cândido Hartmann, s/ n°, nos bairros Bigorrilho, Cascatinha, Mercês e Santo Inácio.

Referências:
CURITIBA. Parque Barigui. Disponível em <http://www.curitiba.pr.gov.br>.
FENIANOS, Eduardo Emílio. Manual de Curitiba: A cidade em suas mãos. Curitiba. UniverCidade. 2003. 160p.

Outros posts