Prédios históricos de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Casa dos Gerânios

A Casa dos Gerânios foi construída em 1880, por Nicolau Boscardin

O bairro de Santa Felicidade é um reduto das tradições italianas em Curitiba e de construções históricas, como a Igreja Matriz de São José, o cemitério do bairro, a Casa das Pinturas e a Casa dos Arcos, além das obras mais recentes, como o Portal Italiano e os restaurantes com arquitetura diferenciada.

Casa dos Gerânios - Curitiba Space

Dentre outras menos citadas, a Casa dos Gerânios é uma das mais antigas do bairro, datada do ano de 1880. Construída por Nicolau Boscardin, um dos primeiros moradores da região a se destacar no bairro, era a moradia de sua família. Apresentando características rurais, com cobertura de telhas alemãs e beiral de cimalha, ficou conhecida como “Casa dos Gerânios” pela tradição familiar de enfeitas as janelas com gerânios, grupo de pequenas ervas e arbustos que reúne cerca de 200 espécies de plantas. O local é chamado também de Sobrado Nona Carolina.

Casa dos Gerânios - Curitiba Space

Mesmo sem utilização atual, a construção representa a arquitetura e a história do final do século XIX no bairro de Santa Felicidade. A casa fica na Av. Manoel Ribas, s/n.

Referências:
PARANÁ NO AR. Imigrantes pedem a reforma da Casa dos Gerânios. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=HDV47sj-GWE/>.
GAZETA DO POVO. Um ano de viagem do Vêneto até a Colônia Santa Felicidade. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/>.

Outros posts