Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: João Cândido Ferreira

Nascido na Lapa-PR, o médico foi vice-presidente do Paraná em 1903

Natural dos arredores da cidade da Lapa, João Cândido Ferreira (1864-1948) teve sua graduação concluída na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1888. O retorno à Lapa aconteceu com o intuito de se estabelecer na região para exercer a profissão de médico com um consultório no centro da cidade.

Entre 1892 e 1896 dois fatos marcaram a vida pública de João Cândido Ferreira. Além de se tornar prefeito da cidade da Lapa, o político ainda foi nomeado médico diretor do hospital de sangue durante o episódio conhecido como Cerco da Lapa. No contexto da Revolução Federalista, a cidade foi ocupada por 27 dias por tropas rebeldes chefiadas pelo maragato Gumercindo Saraiva. De outro lado, Marechal Floriano Peixoto enviou ao Paraná, com o intuito de conter a revolta, o coronel Antônio Ernesto Gomes Carneiro, que acabou vindo a falecer nos braços de João Cândido Ferreira.

Praça João Cândido - Curitiba Space

Ainda na vida pública, o político exerceu os cargos de deputado estadual (1896); deputado federal (1901); e vice-presidente do Paraná (1903). Na oportunidade, João Cândido Ferreira acabou assumindo o posto de Vicente Machado da Silva Lima em diversas ocasiões, inclusive se notabilizando por realizar importantes obras na área da saúde e da educação. O médico ainda teve participação notável ao contribuir com seu primo, Victor Ferreira do Amaral, através da publicação de vasta obra bibliográfica na medicina nacional e se tornar uma referência entre os estudantes na recém criada Universidade do Paraná (atual UFPR).

Praça João Cândido - Curitiba Space

João Cândido Ferreira faleceu em Curitiba em 20 de fevereiro de 1948. O personagem dá nome a uma praça localizada no Centro Histórico da capital paranaense. A Praça Doutor João Cândido começou a ser ocupado no século XVII, por ser um dos pontos mais altos da cidade, pelos franciscanos, que ali começaram a construir o seu convento. Essa foi a origem de um dos nomes da região, o Alto do São Francisco. Dessa parte da história, restam hoje ruínas de algumas paredes, de alvenaria de pedra, do convento que não terminou de ser construído. Até o começo do século XX, era possível visitar a única construção finalizada pelos franciscanos, a capela. Porém, com permissão do então prefeito de Curitiba, o engenheiro Cândido de Abreu, a edificação foi demolida, já que sua estrutura estava bem deteriorada. No local, foi construído o Belvedere, onde era possível avistar boa parte da cidade.

Praça João Cândido - Curitiba Space

As ruínas da tal igreja franciscana também se tornaram um atrativo turístico da praça, principalmente após a construção da estrutura que a cerca. Completam a estrutura da praça o busto de João Cândido, alguns bancos, lojas de arte e o bastante frequentado anfiteatro ao ar livre.

Referências:
IPPUC. Nome de Rua. Disponível em <http://ippucweb.ippuc.org.br>.
SEED. João Cândido Ferreira. Disponível em <http://www.toojoaocferreira.seed.pr.gov.br>.

Especial: Quem foi?

Outros posts