Praças de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Praça Rui Barbosa

A Praça é bastante movimentada por conta das linhas de ônibus e da Rua da Cidadania

A história do local, com a atual disposição, começou em 1873, com a construção da Santa Casa de Misericórdia e a instalação de um depósito de artigos bélicos. Até então, a região era usada para caçadas, por ser um extenso campo aberto. Após essas construções, chegaram o Quartel do 6º Regimento de Artilharia e a Igreja do Bom Jesus, isso já em 1901. A partir desse século, a praça começou a ser usada para várias manifestações, tais como exposições, feiras, circos e parques de diversões. A inauguração oficial – que aconteceu em 1913 – veio com o nome de Praça da República, para durante a década de 1920 ganhar a denominação atual.

Praça Rui Barbosa - Curitiba Space

Porém, as principais transformações na Praça Rui Barbosa vieram entre a década de 40 e 50, em sua maioria por conta do Plano Agache, um dos mais revolucionários planos de urbanização da cidade. Com isso, o local tinha a aparência de uma praça, contava com importantes áreas verdes e começava a ser um dos locais mais movimentados da cidade. Em 1970, começou outro processo de mudança: a praça passou por reformulações para abrigar as primeiras canaletas de ônibus. O local passou por várias mudanças físicas e sociais, e começou, anualmente, a receber mais linhas de ônibus.

Praça Rui Barbosa - Curitiba Space

Essa movimentação intensa de passageiros despertou o interesse de vários comerciantes, que começaram a se instalar no entorno da Praça Rui Barbosa, fazendo toda a região crescer economicamente. Ambulantes também ocuparam a praça com seus produtos. E, para deixar a situação mais fácil, a prefeitura criou a Rua da Cidadania Matriz, abrigando vários comerciantes que ficavam espalhados pela praça.

Praça Rui Barbosa - Curitiba Space

Além da Rua da Cidadania, áreas verdes e os pontos de ônibus, a praça oferece também: serviços da URBS, Polícia Militar, Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), casas lotéricas, lojas diversas e um restaurante popular, que custa R$ 1,00 o almoço.

A praça, que já foi conhecida como Campo do Olho d’água, Olha d’água dos Sapos e Campo da Cruz das Almas, fica entre as Ruas Visconde de Nácar, André de Barros, Desembargador Westphalen e Pedro Ivo, no Centro da cidade.

Praça Rui Barbosa - Curitiba Space

Referências:
PARANÁ ONLINE. Desde os anos 70s, muito mais que uma praça. Disponível em <http://www.parana-online.com.br>.

Outros posts