Especial: Paulo Leminski

Especial: Paulo Leminski

Paulo Leminski: Instituto de Pitágoras

Fundado por Dario Vellozo, o local foi uma grande fonte de conhecimento para Paulo Leminski

Fundado pelo pensador carioca Dario Vellozo, o instituto foi uma grande fonte de conhecimento para Leminski. Como o próprio nome sugere, a filosofia de Pitágoras é o seu grande diferencial, e o local tem como princípios fundamentais a Amizade, o Estudo e o Altruísmo.

A história do Instituto de Pitágoras começou em 26 de novembro de 1909, em uma reunião do professor Dario Vellozo com seus ex-alunos, no Bosque do Retiro Saudoso. O encontro era em comemoração ao aniversário do Mestre e, por sugestão dele, começaram as primeiras conversas sobre a criação da fundação. Naquele dia, de forma relativamente informal, era fundado o Instituto Neo-Pitagórico, seguindo os passos do antigo Instituto de Pitágoras.

Instituto Neo-Pitagórico - Curitiba Space

Nove anos depois, no dia 22 de setembro, era inaugurado o Templo das Musas, sede mundial do Instituto, ao lado do Bosque dos Pitagóricos. Desde 1968, o prédio é tombado pela Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná.

Dario Vellozo publicou o livro Jesus Pitagórico, em 1936, falando mais sobre o tema e seu simbolismo. No ano seguinte, o fundador do instituto faleceu, em Curitiba, a cidade que o adotou desde os seus 16 anos.

Paulo Leminski - Instituto Pitágoras - Instituto Neo-Pitagórico - Curitiba Space

Paulo Leminski, quando já conhecido na cidade com uma grande personalidade, costumava levar seus amigos ao Templo das Musas. O simbolismo da edificação, do altar e do vaso com terra retirada do túmulo de Pitágoras eram os elementos que mais chamavam a atenção dos visitantes.

O Instituto de Pitágoras (Instituto Neo-Pitagórico) fica na Rua Bororós, 460, no bairro Vila Izabel. Nos primeiros domingos do mês acontecem reuniões, a partir das 15h. Saiba mais sobre o local aqui.

Instituto Neo-Pitagórico - Curitiba Space

Referências Bibliográficas:
VAZ, Toninho. Paulo Leminski: O bandido que sabia latim. Rio de Janeiro. Record. 2009.

Especial: Paulo Leminski

Outros posts