Especial: Bens Tombados

Teatros de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Especial: Bens Tombados

Teatro José Maria Santos

O Teatro José Maria Santos é uma homenagem a um dos principais artistas do Paraná

A história do edifício começou no final do século XIX, quando a fábrica de malhas e confecções da família Hoffman foi ali instalada. Alguns anos depois, foi sede da Malharia Curitibana e da Fábrica do Samba, florescendo o lado cultural do local. Usado para abrigar as escolas que não tinham espaços adequados para se preparar, o prédio foi conquistando destaque na cidade.

Teatro José Maria Santos - Curitiba Space

A desativação da Fábrica do Samba aconteceu em 1982, mas o prédio ainda pertencia a Fundação Cultural de Curitiba. Foi nessa época que o edifício começou a chamar a atenção do ator José Maria Santos. A partir disso, em uma parceria com o também ator Irineu Adami, construiu no local o Teatro da Classe, com recursos da Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Paraná, do Serviço Nacional de Teatro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Fundação. Esse nome foi usado até o dia 10 de maio de 1986, quando mudou para Teatro 13 de Maio, ainda sob a mesma direção.

Teatro José Maria Santos - Curitiba Space

Ainda na década de 80, proprietários do espaço e diretores do teatro entraram em um grande conflito, ocasionados pela intenção de alguns donos do prédio de vender o espaço. Algumas paredes chegaram até a serem demolidas, seguindo ordens dos proprietários. Foi nessa época que o poder público fez uma nova intervenção, quando o Governo do Estado tombou o prédio e iniciou algumas obras de revitalização. No ano seguinte ao tombo, o prédio foi desapropriado e em 11 de setembro de 1991 a Assembleia Legislativa do Estado nomeou o local como Teatro José Maria Santos, em homenagem ao ator que falecera um ano antes, no dia 4 de janeiro.

Atualmente, o local é administrado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, sendo um de seus quatro auditórios (o único que não fica no complexo do Teatro Guaíra, localizado próximo a Praça Santos Andrade). Há 14 anos, o local passou por uma nova revitalização e hoje faz parte do cenário cultural da cidade, sendo inclusive sede constante do Festival de Curitiba.

Teatro José Maria Santos - Curitiba Space

O Teatro José Maria Santos fica na Rua Treze de Maio, 655, no Centro, bem próximo a outro espaço que homenageia uma importante celebridade da dramaturgia curitibana, o Teatro Lala Schneider. Sua inscrição no livro do tombo aconteceu em 26 de maio de 1.988.

Referências:
PATRIMÔNIO CULTURAL. Teatro 13 de Maio (atual Teatro José Maria Santos. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>.
TEATRO GUAÍRA. História. Disponível em <http://www.teatroguaira.pr.gov.br/>.

Especial: Bens Tombados

Outros posts