Especial: Bens Tombados

Prédios históricos de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Especial: Bens Tombados

Reservatório do Alto São Francisco

O espaço é administrado pela Sanepar e as visitas são agendadas

O primeiro reservatório hídrico da cidade surgiu de uma parceria entre o estado do Paraná e a Companhia de Melhoramentos de São Paulo. Com capacidade para 6.881 m³ de água, o Reservatório do Alto São Francisco foi inaugurado no dia 24 de agosto de 1908. Sua arquitetura tem alguns elementos art-noveau e bastante ecletismo.

Reservatório do Alto São Francisco - Curitiba Space

Além da construção, na região mais alta da cidade, a parceria criou uma adutora, 38 km de extensão, que ligava o local à água derivada dos mananciais da Serra do Mar.

Além da usabilidade, o local foi também projetado para ser uma das construções mais bonitas da região. As construções seguem uma simetria, com destaque para o chafariz e a casa de manobras. Nessa questão, muitos elementos pré-modernos podem ser encontrados, como o vão em arco pleno, interrompido por colunas, e os ornamentos de desenho geométrico.

Reservatório do Alto São Francisco - Curitiba Space

Além das construções, os jardins do Reservatório também são tombados. Sua inscrição no livro do tombo aconteceu em 10 de abril de 1.990.

O Reservatório do Alto São Francisco fica na esquina da Av. Jaime Reis com a Rua dos Presbíteros, no bairro São Francisco. O local é administrado pela Sanepar e para visitar a construção é necessária a autorização da empresa.

Reservatório do Alto São Francisco - Curitiba Space

Referências:
PATRIMÔNIO CULTURAL. Reservatório do Alto São Francisco. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>.

Especial: Bens Tombados

Outros posts