Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Padre Anchieta

Anchieta é considerado o fundador de São Paulo

Nascido no município de San Cristóbal de La Laguna, José de Anchieta (1534 – 1597) foi um padre jesuíta que participou da fundação de São Paulo. Em junho de 1980, foi declarado beato, pelo então Papa João Paulo II.

Anchieta viveu com seus pais e os 11 irmãos até completar quatorze anos, quando se mudou para Coimbra, em Portugal. Na cidade, estudou filosofia no Real Colégio das Artes e Humanidades, que fazia parte da Universidade de Coimbra. A mudança para o país vizinho aconteceu por conta da Inquisição espanhola, que perseguia pessoas com ascendência judaica.

Quem foi: Padre Anchieta - Curitiba Space

Já intitulado padre, veio ao Brasil a mando do padre Manuel da Nóbrega. Provincial dos Jesuítas no Brasil, ele requisitou A Coroa que enviasse mais pessoas para evangelizar a nova terra, e Anchieta foi um dos escolhidos. No dia 13 de junho de 1553, Anchieta chegou à região que se tornaria o Brasil, faltando pouco para completar 20 anos.

Na colônia, se estabeleceu na região sudoeste, onde atualmente fica o Estado de São Paulo. No dia 25 de janeiro de 1554, inclusive, participou da fundação do Colégio de São Paulo – o evento é considerado como o fundador de São Paulo. Até 1566 continuou na região, catequizando os índios e os protegendo dos colonos. Nesse ano, foi enviado à Capitania da Bahia e começou uma pequena peregrinação pelo litoral. Em 1569 fundou a povoação de Reritiba, no atual Espírito Santos; nos três anos seguintes dirigiu o Colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro; e em 1577 foi nomeado Provincial da Companhia de Jesus no Brasil. Nos últimos dois anos de vida, após ter pedido dispensa do cargo de Provincial, viveu em Reritiba. Seu sepultamento, em 1597, aconteceu em Vitória.

Quem foi: Padre Anchieta - Curitiba Space

Além de suas ações jesuítas, foi gramático, poeta, teatrólogo e historiador. Sabia falar 4 idiomas, inclusive o tupi, e publicou duas obras em vida: “Os feitos de Mem de Sá” e “Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil”.

Atualmente, seu nome é bastante conhecido na região sudeste por conta da Rodovia Anchieta. A homenagem foi estabelecida pelo ex-governador de São Paulo Adhemar Pereira de Barros. A via liga a capital de São Paulo até a Baixada Santista e o ABC Paulista.

Em Curitiba, o nome do jesuíta também é usado para batizar uma via. A Rua Padre Anchieta fica nos bairros Bigorrilho e Mercês e faz parte do anel viária Leste-Oeste. A via tem pista exclusiva para Biarticulados, chamada de “canaleta”.

Referências:
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p
UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.

Especial: Quem foi?

Outros posts