Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Marita França

A artista fez grandes produções na música e na poesia

Nascida em Curitiba, Maria Aparecida Taborda França (1915 – 2009) é filha do poeta paranaense Heitor Stockler de França, que pertenceu à Academia Paranaense de Letras e foi um dos fundadores da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

Quem foi: Marita França - Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França - Curitiba Space

Chamada também de Marita França, se formou em advocacia, mas tinha no sangue o dom artístico do pai. A poesia e a música foram suas grandes áreas de atuação, participando de várias agremiações culturais de Curitiba. As principais foram: Academia Paranaense da Poesia, Academia de Letras José de Alencar, Centro de Letras do Paraná e a Associação dos Jornalistas e escritores do Brasil.

Marita França - Foto: Gazeta do Povo

Marita França – Foto: Gazeta do Povo

Na poesia, suas principais produções foram “Nossa Senhora da Luz de Curitiba”, “Virgem de Fátima”, “Viva Santo Antonio”, “Olhos verdes”, “Vem amor”, e “Nas asas da Ilusão”. Além disso, contribui por alguns anos para as revistas da Academia Feminina de Letras do Paraná e do Centro Paranaense Feminino de Cultura, as quais também fazia parte. Paralelo a isso, foi escolhida a Advogada do Ano, em 1978, pela Socipar.

Quem foi: Marita França - Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França - Curitiba Space

Marita França viveu seus 94 anos de vida na mesma casa, construída por seus pais. Localizada na Av. Mal. Floriano Peixoto, o casarão era visitado por intelectuais da cidade, que eram recebidos pela família França. Políticos, artistas, funcionários, socialites e diversas outras pessoas passavam pelo local, que mantinha a tradição de recebê-los todas as quintas-feiras. Nesses encontros, Maria Aparecida mostrava seu elevado nível intelectual, em se tratando de arte e do seu ramo de atuação profissional.

Quem foi: Marita França - Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França - Curitiba Space

Maria Aparecida Taborda França faleceu no dia 27 de julho de 2009, em Curitiba. A casa em que morou por toda a vida ainda está em boas condições, e atualmente leva o nome da artista. A construção chama a atenção por sua arquitetura colonial, com lambrequins no beiral do telhado. A obra já completa 120 de história, pertencendo sempre a mesma família. A Casa Maria Aparecida Taborda França fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, entres as ruas Pedro Ivo e André de Barros, e atualmente funciona como Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França.

Referências:
GAZETA DO POVO. Lista de Falecimentos. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br>.
Sesquicentenário da Poesia Paranaense, Antologia. Santos, Pompília Lopes dos. 1985, pág.221-222.

Especial: Quem foi?

Outros posts