Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Ernest Hemingway

Uma via no bairro Xaxim leva o nome do vencedor do Pulitzer e Nobel de Literatura

Nascido em Oak Park, Illinois (EUA), Ernest Miller Hemingway (1899 – 1961) pode ser considerado um dos principais escritores do século XX, com obras traduzidas para vários idiomas e prêmios importantes, como o Pulitzer (53) e o Nobel de Literatura (54). Em Curitiba, uma via foi batizada com seu nome, alguns anos após sua morte. No dia 12 setembro de 1968, o IPPUC, com a lei 3.291, nomeou a Rua Ernest Hemingway, que fica no bairro Xaxim, como uma homenagem ao escritor de “O Velho e o Mar”.

Quem foi: Ernest Hemingway - Curitiba Space

Filho de médico, em uma família com pouco dinheiro, cresceu acompanhando a carreira do pai, fato que serviu de inspiração para uma de suas obras. Pouco após concluir o segundo grau, consegue uma vaga como motorista de ambulância na Cruz Vermelha, e assim participa da primeira Guerra Mundial. Em 1916, acaba ferido em uma batalha e passa a trabalhar como correspondente em Paris. Na segunda grande guerra, montou uma equipe de informantes em Cuba com o objetivo de apresentar informações ao governo dos Estados Unidos. Estes cenários serviram de base para algumas de suas obras, como “O Sol Também Se Levanta” e “Adeus às Armas”.

Longe dos campos de batalha, seus quatro casamentos e as viagens pelo mundo também foram influencias para o escritor, que escreveu sobre touradas, a Guerra Civil Espanhola, Cuba, África e mais alguns temas. Outros títulos de destaque foram “Por Quem os Sinos Dobram” e “Por Quem os Sinos Dobram”.

Quem foi: Ernest Hemingway - Curitiba Space

Ernest Hemingway se suicidou em casa, na cidade de Ketchum, no dia 2 de Julho 1961, em um período que passava por hipertensão, diabetes, depressão e perda de memória. Por coincidência, seu pai também foi vítima de si, quando se suicidou em 1929.

A Rua Ernest Hemingway fica entre as ruas Batista da Costa e Barão de Santo Ângelo.

Referências:
UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.

Especial: Quem foi?

Outros posts