Especial: Universidade Federal Do Paraná – UFPR – Curitiba Space

Especial: Universidade Federal do Paraná

Primeira Universidade do Brasil

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) funciona ininterruptamente desde 1912

A UFPR é a primeira Universidade do país, mas há muita controvérsia nesse “título”. Alguns historiadores consideram a Universidade de Manaus como a primeira, outros a Universidade de São Paulo e alguns a do Rio de Janeiro.

Universidade Federal do Paraná - UFPR - A primeira Universidade do Brasil - Curitiba Space

Desenrolaremos os fatos:

– Em 1909, foi criada a Escola Livre de Manaus, que três anos depois passou a se chamar Universidade de Manaus. Os historiadores que afirmam ser essa a primeira universidade do país se baseiam no fato de a Escola ser o embrião da UFAM, mesmo sem o nome “Universidade”. Porém, a instituição funcionou nesses moldes até 1926, quando foi dissolvida em três unidades com administração descentralizada.Em 1962, uma lei federal retoma seu título, dessa vez com o nome de Universidade do Amazonas. Em 2002, volta a ser chamada de Universidade Federal do Amazonas;

– Em 1911, foi criada a Universidade de São Paulo, mas sua duração foi bem curta. Ela não tem relação com a USP, que é de 1934. Historiadores afirmam que essa foi a primeira vez em que uma instituição recebeu o nome de “Universidade”;

– Em 1920, foi fundada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu embrião foi a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, inaugurada em 1792, como a primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil. Há 219 anos elas funcionam ininterruptamente, mas o título “Universidade” só veio em 1920, oito anos depois da UFPR.

Universidade Federal do Paraná - UFPR - A primeira Universidade do Brasil - Curitiba Space

A UFPR é a primeira Universidade do Brasil, considerando os fatos acima, pois manteve seu funcionamento ininterrupto desde 1912, com uma mesma direção sob todos os cursos. Três anos depois de sua fundação, entrou em vigor o Decreto Federal nº 11.530, da Reforma de Carlos Maximiliano Pereira dos Santos (chamada Lei Maximiliano), que exigia uma população de 100 mil habitantes para que uma cidade comportasse uma Universidade e Curitiba não entrava nessa lista – por esse fato, a Universidade de São Paulo foi fechada. Porém, a Universidade do Paraná recorreu da decisão e, durante o período em que a Lei esteve em vigor, separou as faculdades de Direito, Engenharia e Medicina (como a de Manaus), mas manteve-os no mesmo prédio e sob a mesma administração, diferente da UFAM. Com esse fato, consideram-se ininterruptas as suas atividades como instituição pluridisciplinar, caracterizando-a, desde 1912, uma Universidade.

Universidade Federal do Paraná - UFPR - A primeira Universidade do Brasil - Curitiba Space

Referências:
SIQUEIRA, Márcia Dalledone. UFPR Centenário. Curitiba. UFPR. 2013. 161p
WACHOWICZ, Ruy Christovam. Universidade do Mate – História da UFPR. Curitiba. UFPR. 2006. 221p

Especial: Universidade Federal do Paraná

Outros posts