Praças de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Praça Rio Iguaçu

O painel assinado por Rogério Dias é o grande destaque da praça

Inaugurada em 1994, a Praça Rio Iguaçu é uma homenagem às pessoas que povoaram as margens do Rio Iguaçu a partir 1535, quando D. Alvar Nuñez Cabeza de Vaca revelou a região aos europeus. O local conta com um piso de petit-pavê, característico de Curitiba, e com área de gramado. Há também algumas árvores embelezando o local. O nome Rio Iguaçu é uma referência ao maior do Estado do Paraná.

Praça Rio Iguaçu - Rogério Dias - Curitiba Space

Em 2011, a Prefeitura revitalizou a iluminação da praça e de seu entorno, deixando o local ainda mais bonito à noite. O principal destaque da Praça Rio Iguaçu é o seu painel em azulejo. O mural contém um relato da expedição de D. Alvar Nuñez Cabeza de Vaca – responsável por descobrir as Cataratas do Iguaçu em 1542 – que demonstra a fúria da correnteza encontrada no Rio Iguaçu.

Praça Rio Iguaçu - Rogério Dias - Curitiba Space

Segundo o relato, ao se deparar com penhascos enormes, o grupo formado por oitenta pessoas foi obrigado a sair da água e carregar as canoas com a força dos braços no trajeto por terra. A obra é de Rogério José de Moura e Dias, tradicional artista do Estado do Paraná.

Praça Rio Iguaçu - Rogério Dias - Curitiba Space

A Praça Rio Iguaçu fica na esquina das Ruas Deputado Mário de Barros e Marechal Hermes, no bairro Centro Cívico. Ela está ao lado do Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado, e próximo ao Museu Oscar Niemeyer.

Outros posts